Quer arrumar problema comigo? Encosta no meu cabelo!

1 1 0
                                    

Meus pés latejavam dentro do tênis, e minha cabeça doía recostada no penúltimo banco do ônibus. Estava exausta.

Não estudo na cidade onde moro; faço Informática no IFF e estou no segundo ano do ensino médio. Era por volta das cinco e meia da tarde quando o ônibus saiu da rodoviária.

Na parada seguinte, entraram duas crianças e uma mulher. As duas meninas se sentaram atrás de mim, e desde então não ficaram quietas. A mulher sentou-se ao lado delas.

Apesar do som estrondante do telefone, o qual assistiam a um desenho, e as risadas incessantes, não me incomodava. Eram crianças, podiam virar o ônibus de cabeça para baixo e, ainda assim, eu permaneceria na minha. Desde que não encostassem em mim.

Essas pestinhas começaram a subir na parte de trás da cadeira, puxar meu cabelo e sentar rapidamente aos risos. Relevei, afinal, eram crianças. Mas não foi uma única vez. Foi a segunda, a terceira... Isso estava me tirando do sério.

- Não subam na cadeira, meninas - era o que aquela mulher igual a um sarue, com voz fanha e mole, aparentemente mãe das crianças, dizia sem efeito.

Já havia se passado meia hora desde o início da viagem. O céu começava a escurecer, e as crianças continuavam a subir no banco e a socá-lo, como se suas vidas dependessem disso.

Sabia que uma hora ou outra iriam encostar a mão no meu cabelo novamente, e de fato o fizeram.

Não me leve a mal, mas ninguém gosta de ser tocado, ainda mais por pessoas desconhecidas. Além do mais, meu cabelo é cacheado, e elas estavam comendo biscoito pega fogo. E para tirar o cheiro depois? Aquela mulher não vai comprar os produtos que uso nele!

Quando encostaram pela quarta vez, levantei, virei-me na direção delas e disse:

- Vai puxar meu cabelo de novo? Relevei uma, duas, três vezes... esta já é a quarta - nesse momento elas já estavam sentadas quietas, pois perceberam que eu não estava brincando - Vocês não iam gostar se alguém puxasse o cabelo de vocês.

Sentei-me com a cabeça mais latejante do que nunca. Acordo todos os dias às quatro da manhã para pegar o ônibus que me leva ao IFF e volto no mesmo, depois das seis da tarde, isso com sorte.

- Podem continuar a brincar, crianças - disse a mulher. - Só quem pode chamar a atenção de vocês sou eu, mais ninguém - ri irônica.

Até este momento, ela não tinha chamado a atenção delas. Agora que outra pessoa fez isso, ela quer fazer graça? Respirei fundo e me mantive calada, mesmo com a vontade de respondê-la. Seu telefone começou a tocar e a mesma atendeu. Até o som dele era irritante como ela.

- Oi... não é nada não... é só uma louca que ameaçou bater nas minhas filhas - quando ela falou aquilo, meu sangue esquentou, quase podia sentir seu gosto na boca.

O que ela está pensando? Não se ameaça crianças, todos sabem disso. E é óbvio que eu não fiz isso; apenas falei que elas não gostariam que alguém puxasse seus cabelos.

Olhei para trás, fixei meus olhos nos dela, já com o barraco pronto, até porque não tenho sangue de barata.

- Em momento algum disse que ia bater nas suas filhas, apenas disse que elas não gostariam que puxassem o cabelo delas - falei indignada. - E outra coisa, você não age!

- Falou sim! E eu chamei a atenção delas para sentarem. E além do mais, eu não vi elas puxando seu cabelo.

Olhei para fora do ônibus e já estava chegando na minha parada. Peguei minha mochila, pus nas costas e levantei, pronta para sair. Já não estava mais aguentando aquela mulher.

- 'Tá incomodada? Compra um carro! - gritou enquanto tentava me desvensilhar das pessoas, porque era ônibus de horário de pico, como se eu fosse abaixar a cabeça para ela por ser mais nova e estudante.

- Compra você! Ninguém é obrigado a aguentar essas crianças xexelentas no ônibus. Todo mundo aqui está cansado, tendo que ouvir gritaria de criança!

- Não 'tô nem ouvindo, oh - devia estar com o piru enfiado no ouvido.

- Arruma problema com os outros no ônibus e agora é surda?

O ônibus parou, e eu desci, ignorando-a completamente, pronta para socar o primeiro que aparecesse.






☆Notas da autora☆

O que está achou da história?

Deixe estrelinha e comente.

Boa leitura!

Viagem de voltaOnde histórias criam vida. Descubra agora