Pessoinhas lindas do meu coração,
Essa é uma notinha direcionada diretamente para quem servir a carapuça. A(s) pessoa(s) certa(s) vai(ão) saber de quem estou falando.
Alguns leitores me avisaram (com o envio de prints) que tem outras(os) autoras(es) copiando (parágrafos inteiros, bem como pedaços parciais e similares) as histórias do dreamsverso.
Pessoal, tomem cuidado porque isso é plágio, e plágio é crime: Código Penal, artigo 184: Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.
(Temos outros tantos artigos de leis que criminalizam a prática do plágio).
E eu gostaria de deixar avisado que eu já registrei as duas histórias principais (Private Dreams e Dreaming of You, Dreaming of Me) na Biblioteca Nacional; mas o registro não é requisito para que as minhas obras estejam protegidas pela lei. Apenas por eu tê-las publicadas aqui, elas já estão protegidas, e quem está copiando está cometendo um crime.
Sim, fanfics são obras literárias protegidas por lei – até mesmo as derivadas de obras originais, a lei considera como produção artística passível de proteção. A proteção legal não requer nenhum tipo de registro, que é só mais uma prova de que essas obras são minhas.
E mais importante ainda: a cópia não precisa ser idêntica para se configurar plágio. Frases semelhantes, ideias muito semelhantes, e outros indícios de falta de originalidade já configuram o delito.
Gente, eu não quero conflito com ninguém.
Pelo amor de Deus, só o que eu desejo (e sempre desejei) para nossa rotina aqui no nosso mundinho do dreamsverso é que o clima seja sempre de confraternização, de harmonia, de amor, de paz.
Mas eu não tenho medo de brigar, e eu tenho meios para buscar essa proteção na justiça (para alguma coisa a minha carteirinha da OAB e a minha experiência profissional justamente em crimes digitais, Direitos Autorais e da Propriedade Intelectual devem servir, certo?). Então por favor, não brinquem com coisa séria.
Uma fadinha morre toda vez que alguém que é extremamente crítica do sistema judiciário desse país – como eu sou – se vê na obrigação de dar carteirada, como eu estou tendo que dar agora.
Plagiadores, vocês acabaram de matar uma fadinha. Espero que estejam felizes.
Além disso: para as pessoas que sabem da(s) identidade(s) dos(as) infratores(as), também peço encarecidamente que mantenham isso em segredo, já que eu estou basicamente implorando para não ser envolvida em nenhuma treta no momento. Não façam acusações (que também pode ser algo legalmente perigoso), não criem um conflito que eu estou tentando desfazer antes mesmo de ele começar, na base de um alerta amigável. Eu amo vocês (quem me avisou, e quem permanece aqui do meu lado) demais, eu os amo muito para querer vê-los envolvidos em briga por minha causa.
Juro pelo que resta da minha saúde que eu nunca me imaginei numa posição de "relevância" assim, a ponto de alguém querer copiar as minhas histórias. Até o momento eu só estava me divertindo muito e despreocupadamente com os nossos meninos, e com todos vocês que passam por aqui. Feliz e grata por quem tem dividido esse amor comigo.
Mas poxa, pessoal... É mais de um ano já de trabalho feito com muito carinho, DOYDOM tem literalmente mais de mil páginas em livro físico, PD eu nem contei ainda (e eu queria lançá-las em apenas dois livros, nem sei como vou fazer isso ficar financeiramente viável). Para além de plágio ser crime, é uma chateação imensa pra mim enquanto autora que não tinha nenhum tipo de pretensão além de escrever, e publicar, e escrever mais um pouco já que eu estou só (re)começando essa vida literária, sabe?
E por não desejar nenhuma briga ou nenhum tipo de conflito no momento, eu vou deixar isso passar dessa vez. Inclusive sequer vou acompanhar as histórias que têm os indícios bem óbvios de cópias.
Mas se isso continuar e eu tomar conhecimento de novo, já deixo avisado que pelo menos uns R$10.000,00 de indenização a(s) pessoa(s) deve(m) reservar no banco pra me pagar. É causa ganha pra mim.
No mais, gente... Meus amores... Alguém que entenda de astrologia poderia, por favor, me dizer qual planeta retrógrado está só me trazendo dissabores nos últimos meses? Será que é o tal do retorno de Saturno que só complica as vidas dos jovens adultos? Qual ritual eu posso fazer pra ele me dar um descanso? Porque não está fácil e eu já tô pedindo socorro aos astros T_T
(Para quem só acompanha PD, deixei uma notinha na minha outra obra, "Fulaninho", com algumas atualizações importantes sobre tudo. Se puderem dar uma passadinha lá, agradeço muito!)
Eu vou seguir me recusando fortemente a fazer parte de qualquer conflito nesse universo fanfiqueiro. De verdade. É claro que estou muito chateada com tudo isso, mas eu seguirei rejeitando a tentação do demônio; e quando eu voltar (porque eu volto), será tudo muito mais deliciosamente amável do que já é.
Só por favor, por favor, por favorzinho: demônios, parem de me tentar, porque eu estou com um caminhão de revoltas entalado dentro de mim, prestes a explodir.
Muito obrigada pela atenção de todos! <3
VOCÊ ESTÁ LENDO
Private Dreams (BraArg) (PT-BR)
Fanfic"Eu não acho que será possível para o Brasil conseguir se reerguer de todo o vexame futebolístico que ele tem enfrentado nas últimas décadas. Esse maluco deveria simplesmente desistir do papel de melhor do mundo, porque ele realmente não é mais". Es...