Хождение За Три Моряor ou "A Jornada Além dos Três Mares" é um registro da grande aventura de Afanásio Nikitin até a Índia no século XV, entre os anos de 1468 a 1474. Afanásio era um comerciante da cidade de Tver, localizada a noroeste de Moscou, que partiu em busca de oportunidades comerciais na Índia. Sua busca toma uma série de reviravoltas quase que imediatamente. No baixo do Rio Volga, os tártaros o roubam e o deixam nu. O homem então é feito prisioneiro no Daguestão, apenas para ser libertado, mas abandonado no Mar Cáspio. Longe de casa e sem meios para retornar, Afanásio decide prosseguir com sua viagem, indo até as profundezas da Ásia, atravessando a Pérsia e o Golfo Pérsico até chegar à Índia. Lá, o comerciante acumulou um grande copus de informações sobre o comércio, política, costumes e fatos gerais do país.
Ao longo do texto, Afanásio regularmente se encontra em perigo de vida. No entanto, acaba sempre evitando esta má sorte, o que torna a leitura emocionante e divertida. O mais impressionante destes escritos é que, apesar de sua simplicidade, as emoções de Afanásio são frequentemente detectáveis, como sua saudade de casa, seu medo e até mesmo seu deleite com a estranheza que a Índia lhe causava.
Afanásio não retornou a Tver e o texto termina na Crimeia. Em vez disso, nosso querido mercador itinerante morreu perto de Smolensk, que naquela época estava sob o Grão-Ducado da Lituânia. Mesmo assim, ele conseguiu retornar às terras russas, completando assim a sua missão.
***
Uma Jornada Além dos Três Mares
No ano de 6983¹, recebi uma carta do mercador Afanásio de Tver, que passou quatro anos na Índia e viajou com Vasily Papin. Questionei Vasily Papin sobre quando o Grão-Príncipe o enviou para viajar como embaixador com o enviado gerifalte. Ele me disse que foi um ano antes da campanha de Kazan², quando ele retornou da Horda³. Mais tarde ele morreu perto de Kazan, morto por uma flecha, quando o Príncipe Yuri foi contra Kazan. Não encontrei na carta em que ano Afanásio foi para a Índia ou em que ano ele retornou e morreu, mas me disseram que ele havia morrido antes de chegar a Smolensk. Ele escreveu a carta com suas próprias mãos, e este caderno de seus registros foi trazido para Moscou pelo mercador Vasily Mamyrev, diácono do Grão-Príncipe.
(Início do texto de Afanásio Nikitin)
Pela oração de nossos Santos Padres, Senhor Jesus Cristo, filho de Deus, tenha misericórdia de mim, seu escravo pecador Afanásio, filho de Nikitin.
Aqui registrei minha jornada pecaminosa através de três mares: o primeiro - o Mar de Derbent ⁴, Darya Khvalisskaya ⁵, o segundo - o Mar Índico, Darya Hindustanskaya⁶, e o terceiro - o Mar Negro, Darya Istanbulskaya.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Jornada Através dos Três Mares
Non-Fiction"A Jornada Através dos Três Mares" é um relato de viagem escrito por Afanásio Nikitin, um mercador russo do século XV, durante sua expedição ao subcontinente indiano entre 1466 e 1472. Diferente dos textos de peregrinação da época, este é um relato...