•RIO DE JANEIRO - JANEIRO DE 2020•
CENA 01 • INTERNA • FIM DE TARDE • TEATRO • PALCO
Marquinhos, jovem negro, 23 anos, cabelo crespo. Sobe ao palco dando uma última lida no roteiro em sua mão direita, se posiciona na parte iluminada, olha para as cadeiras da plateia onde estão algumas pessoas.
DIRETORA: Ok Marcos, pode começar.
MARQUINHOS (Interpretando): Eu sei que nesse momento a última coisa que você queria era ter lhe dar com isso, mas não tem o que fazer... Nós vamos ter que encarar essa situação de peito aberto.
CENA 02 • INTERNA • FIM DE TARDE • CASA DE TIA NILSEIA • SALA
Mayara, jovem branca, 23 anos, cabelos cacheados. Sentada da mesa mexendo em seu celular, atenta esperando, ao ouvir o som de uma notificação ela sorri, porém logo o desfaz ao ver que não era a notificação que esperava. Tia Nilseia, mulher madura, 57 anos, cabelo loiro platinado, entra em casa com uma sacola de compras, logo avista a sobrinha no celular.
TIA NILSEIA: Tu ainda tá nisso menina?
MAYARA (Decepcionada): É tia, acredita que até agora não saiu o resultado?
TIA NILSEIA: Ah mas essas coisas são assim mesmo minha filha, demoradas...
Ela se direciona até a cozinha. Mayara volta a focar no celular.
TIA NILSEIA (Voz off): Aposto que tu ainda nem comeu nada, né? Só aí nesse celular esperando... Tu almoçou?
MAYARA: HAM?
TIA NILSEIA: SE TU ALMOÇOU?
MAYARA: QUÊ?
Tia Nilseia volta para a sala.
TIA NILSEIA: Perguntei se tu almoçou.
MAYARA: Não.
TIA NILSEIA: Tá vendo, isso é que num pode menina, ficar sem comer, se tu for mesmo lá pra essa tal faculdade em Portugal tu vai ficar o dia todo sem comer também é?
MAYARA: Claro que não tia.
TIA NILSEIA: Acho bom mesmo, que eu não quero você passando mal lá fora, ainda mais sozinha.
MAYARA: Eu vou me cuidar.
TIA NILSEIA: Hum... Ó eu ainda vou fazer a janta, mas enquanto isso come pelo menos o biscoito que eu comprei.
CENA 03 • INTERNA • FIM DE TARDE • EMISSORA DE TELEVISÃO • SALA DE MARCO AURÉLIO
Ellany, jovem branca, 23 anos, cabelo loiro natural, curto, entra na sala. Ela senta na cadeira defronte a de Marco Aurélio, homem maduro, 50 anos, cabelos levemente grisalhos.
MARCO AURÉLIO: Desculpe a demora de retorno Ellany, sabe como é, festa de fim de ano sempre bagunça o cronograma.
ELLANY: Sem problemas.
MARCO AURÉLIO: Bem sem nenhum rodeio Ellany vamos ao que interessa, a sua sinopse, ela boa sim, tem potencial, se encaixa no horário das seis da tarde, obviamente que não está totalmente pronta pra ir ao ar, ok? Precisa de reajustes, alguns núcleos ainda estão com tramas muito nebulosas, existem coisas um pouco pesadas que precisam ser suavizadas, mas nada que venha a prejudicar a história, fiz a proposta ao executivos do canal eles gostaram, só que... Tem uma coisa, né? Um pequeno problema.
ELLANY: Que seria?
MARCO AURÉLIO: Você não é uma autora com experiência, então os produtores querem um supervisor de texto... Você teria problema em trabalhar com um supervisor.
ELLANY: Nenhum problema.
MARCO AURÉLIO: Ótimo, então eu vou apresentar a sinopse aos autores mais velhos, se alguns deles se interessar você tem aval pra começar a escrever.
Ellany sorri animada com ideia, mas logo um questionamento lhe faz desmanchar.
ELLANY: E se nenhum deles gostar?
Marco Aurélio fica calado ponderando o que vai dizer.
MARCO AURÉLIO: Escuta não se preocupa com isso, tá? Deixa comigo, afinal essa é a minha parte, tudo bem?
ELLANY (Pouco conformada): Tudo bem.
CENA 04 • INTERNA • ANOITECER • TEATRO • PALCO
A diretora reunida junto de Marquinhos e mais sete atores.
DIRETORA: Antes de tudo eu queria parabenizar todos vocês, vocês foram ótimos, mas o nosso novo Julião é o Wagner.
Todos aplaudem Wagner enquanto ele sorri.
CENA 05 • INTERNA • ANOITECER • CASA DE TIA NILSEIA • COZINHA
Tia Nilseia mexendo o feijão na panela. Zé Alfredo, adolescente branco, 16 anos, encostado na pia comendo um biscoito.
MAYARA (Voz off): TIA!
Ela entra na cozinha correndo, Tia Nilseia se vira para ela assustada.
MAYARA: PASSEI! PASSEI TIA!
TIA NILSEIA (Chocada): Quê? MEU DEUS!
Abraça a sobrinha chorando.
TIA NILSEIA: Ô parabéns minha filha... Parabéns!
Zé Alfredo logo depois a abraça com lágrimas nos olhos.
ZÉ ALFREDO: Parabéns! Quando tu for embora eu posso ficar com teu computador.
As duas riem.
MAYARA (rindo): Não né? Moleque, se não como eu vou estudar lá?
Os três se abraçam rindo, naquele clima gostoso de comemoração.
CENA 06 • INTERNA • NOITE • APARTAMENTO DE REGINA E INÊS
Ellany entra. Regina, mulher madura, 46 anos, parda, cabelo ondulado, sentada no sofá assistindo televisão. Ellany fecha a porta sem fazer a barulho e se aproxima do sofá.
ELLANY: Mamãe Regina!
Ellany senta ao lado dela com sorriso de orelha à orelha, Regina pausa o filme e olha para a filha, esperando ela dizer.
REGINA: Então?
ELLANY: Pode comemorar, SUA FILHA VAI ESCREVER A PRIMEIRA NOVELA.
Regina grita de alegria e abraça a filha.
REGINA: Parabéns meu amor, parabéns, parabéns.
ELLANY: Cadê mãe Inês?
REGINA: Ai tua mãe sabe como é ,né? Só sai da empresa depois das nove da noite... Mas eu mando uma mensagem pra ela, certeza que rapidinho ela vai tá aqui.
CENA 07 • EXTERNA • NOITE • RUA • PONTO DE ÔNIBUS
Marquinhos e mais algumas pessoas esperando o ônibus chegar, logo o ônibus para no ponto, todos sobem e o ônibus parte. Marquinhos encosta a cabeça na janela, triste.
CENA 08 • INTERNA • NOITE • APARTAMENTO DE REGINA E INÊS • SALA DE JANTAR
Regina, Ellany e Inês, mulher madura, 48 anos, cabelo loiro tingido, curto. As três brindam com champanhe.
INÊS: Que orgulho minha filha.
Inês abraça Ellany.
CENA 09 • EXTERNA • NOITE • RUA
Marquinhos desce do ônibus e caminha pela rua de cabeça baixa, sentindo vontade de chorar, mas dando tudo de si para não o fazer. Quando chega a um trecho mais escuro da rua ergue a cabeça, acelerando os seus passos e ao chegar em frente a um beco é surpreendido por um homem que entra em sua frente o impedindo de passar, o homem aponta uma arma para ele.
MARQUINHOS (Tremendo de medo): Pelo amor de Deus moço.
ASSALTANTE (Sussurrando): Quietinho, quietinho, se fizer qualquer gracinha vai levar um tiro, mão na cabeça e entra no beco.
Marquinhos tomado pelo medo apenas o obedece, o assaltante entra no beco logo atrás dele...
VOCÊ ESTÁ LENDO
mais uma vez
RandomMarquinhos, Mayara e Ellany são jovens de diferentes classes sociais que estão passando por diferentes momentos em suas vidas: Profissionais, amorosas e familiares