Sementes de Dúvida

268 41 1
                                    

Valentina estava sentada em uma mesa no pátio da faculdade, organizando suas fotos mais recentes no laptop. As imagens de um pôr do sol na praia estavam perfeitas, e ela se perdia na edição, ajustando cores e sombras, até que seu irmão Igor se aproximou, interrompendo sua concentração.

— E aí, Val? — Igor se sentou casualmente na frente dela, com aquele sorriso despreocupado. — Preciso te contar uma coisa.

Valentina olhou para ele de soslaio, ainda concentrada no que estava fazendo, mas logo percebeu que ele estava prestes a falar alguma besteira.

— O que foi agora? — ela perguntou, sem tirar os olhos da tela.

Igor se inclinou um pouco para frente, o tom de voz carregado de uma mistura de entusiasmo e malícia.

— Cara, você já reparou na Luiza? — começou ele, de maneira quase casual. — Sabe, a Luiza Campos? Aquela que tá sempre com a Duda? A garota de design gráfico.

Valentina ergueu os olhos do laptop por um momento, já rindo de leve.

— Claro que eu sei quem é a Luiza. Ela estuda com a gente, gênio — respondeu, revirando os olhos e voltando a focar na tela. — Qual o drama dessa vez?

Igor não se deu por vencido, puxando uma cadeira e se acomodando mais perto.

— Drama nada — disse ele, com aquele sorriso que Valentina conhecia bem. — Só que... preciso dizer, aquela garota enche as medidas. Tipo, toda certinha, mas... sabe? Bonita demais.

Valentina soltou um riso seco, levantando os olhos para encará-lo de verdade agora.

— Luiza? A namorada da Dany? — ela perguntou, enfatizando o nome da namorada de Luiza para ver se Igor realmente entendia o que estava dizendo.

— Exato — ele respondeu, indiferente. — Namorada... grande coisa. Só um detalhe, Val. E, além disso, a Duda também é uma gata. Se bem que a Luiza... — Igor balançou a cabeça, como se já estivesse sonhando acordado.

Valentina ergueu uma sobrancelha, surpresa com o descaramento do irmão.

— Peraí, você tá interessado nas duas? — perguntou ela, tentando não rir. — Igor, você é inacreditável.

Igor deu de ombros, sem perder a confiança.

— Só tô dizendo que ambas são interessantes à sua maneira. Não é como se eu fosse fazer alguma coisa, por enquanto — ele piscou, ainda com aquele sorriso despreocupado.

Valentina se recostou na cadeira, cruzando os braços, observando o irmão com um olhar misto de diversão e crítica.

— Ah, então agora você é o romântico indeciso, é isso? — ela brincou, ainda rindo. — Vai atacar em todas as frentes?

— Val... — Igor disse, mais sério, embora ainda divertido. — Não é só porque a garota tem namorada que a gente não pode, pelo menos, ser amigo, né? E, de qualquer forma, quem disse que ela tá tão satisfeita assim com a Dany?

Valentina deu uma risada incrédula.

— Ah, claro. Agora você é especialista no relacionamento delas? — provocou. — Você tá viajando, Igor. Se quer bagunçar sua vida, fica à vontade, mas não mete a Luiza nessa.

Igor ficou quieto por um segundo, então se inclinou para frente, mais sério.

— Mas sério, Val. Não percebeu como ela é... diferente? Ela tem algo, sabe? Aquela quietude, mas ao mesmo tempo, uma intensidade escondida. Aposto que você reparou também.

Valentina ficou em silêncio, seu sorriso se desfazendo por um breve momento. Ela lembrava muito bem do olhar de Luiza, especialmente do jeito que seus olhos pareciam se prender aos dela por mais tempo do que o normal. Mas não ia admitir isso para Igor.

— Se eu fosse você, Igor, eu não faria nada — disse ela finalmente, desviando o olhar. — Deixa a garota em paz. Ela tem uma vida, um relacionamento. Vai procurar alguém solteiro, pelo menos.

Igor deu uma risada curta.

— Tá legal, tá legal, só estou dizendo... É só questão de tempo até ela perceber que pode ter mais.

Valentina voltou a focar nas fotos no laptop, mas algo na conversa a deixava inquieta. Não era só a forma como Igor falava de Luiza, mas a verdade silenciosa que ele parecia perceber. Luiza tinha algo que mexia com as pessoas, inclusive com ela. Valentina sabia que sua fama de pegadora a precedia, mas nunca havia prestado tanta atenção em alguém como agora. E isso a incomodava.

— Tá bom, "grande conquistador". Vai encher a paciência de outra pessoa. Tenho trabalho a fazer aqui — ela disse, tentando encerrar a conversa, mas sem a usual leveza.

Igor se levantou, rindo.

— Só digo uma coisa, Val. Às vezes, a gente acha que tá por cima da situação, mas... vai que você tá mais envolvida do que pensa.

Valentina bufou, mas antes que pudesse responder, Igor já estava se afastando, acenando casualmente. Ela balançou a cabeça, voltando a olhar para o laptop, mas seu pensamento já não estava mais nas fotos.

Igor havia plantado uma semente de dúvida, e Valentina, que sempre se orgulhara de ser emocionalmente distante, começava a perceber que algo diferente estava nascendo em seu interior.

Dança das EmoçõesOnde histórias criam vida. Descubra agora