Bootstraps

30 3 0
                                    

1939



O resto do ano letivo passou sem muito alarde.

Tom foi convidado para o escritório de Dumbledore para chá mais três vezes, mas conseguiu escapar uma vez se oferecendo para dar aulas particulares de Poções para Lestrange. Slughorn ficou encantado; Tom não. Mas era melhor passar uma ou duas horas decifrando a caligrafia atroz de Lestrange do que passar o mesmo tempo ouvindo Dumbledore apresentar furtivamente dilemas filosóficos como uma tentativa de conversa amigável.

Tom conseguia sentir o cheiro de um teste de caráter a uma légua de distância.

A Sra. Cole mencionou exames psicológicos nos primeiros anos em que Tom descobriu que tinha magia. Ele leu o máximo que pôde sobre o assunto, para verificar se havia de fato algo errado com ele, e uma vez que não encontrou nenhuma menção às suas estranhas habilidades, decidiu que a melhor coisa a fazer era garantir que outras pessoas não achassem que ele era anormal. Mas Tom aprendeu a lição: aqueles que aplicavam testes arbitrários de caráter aos outros deixavam bem claro que tipo de caráter eles tinham.

Seu primeiro ano terminou com boas notas em todos os aspectos. Para as lágrimas e ressentimento de seus colegas criados por bruxos, Tom e Hermione tiraram notas O e ficaram em primeiro e segundo lugar em todas as disciplinas. (Exceto na aula de voo, mas como não era marcada e examinada como o resto das aulas, não contava.) Tom superou Hermione em trabalho prático com varinha, o que lhe deu uma vantagem em Defesa Contra as Artes das Trevas e Transfiguração. Hermione era melhor em memorizar grandes partes de seus livros didáticos, o que lhe rendeu os primeiros lugares em Astronomia e História. Em Herbologia, Feitiços e Poções eles eram iguais, mas Tom não se importava tanto com as notas — ele preferia garantir que aprendesse tudo o que considerasse útil sobre a disciplina, não o que os professores achavam útil.

Seu sucesso no primeiro ano também foi marcado por ter pregado uma peça em seus colegas de dormitório para que se submetessem. Além do incidente do cachecol encolhendo, ele também encolheu o sapato esquerdo de cada par pertencente a Lestrange e Travers. Era menos de meio centímetro de mudança, mas para as pessoas que compravam seus sapatos sob medida e feitos à mão, era o suficiente para que pudessem sentir algo estranho, mas pequeno o suficiente para que eles, sendo idiotas desatentos, não pudessem dizer que algo estava errado em um olhar casual.

Ao longo de alguns meses (e depois de vários reencolhimentos depois que novos pares de sapatos foram entregues pela coruja), os meninos desenvolveram um andar estranho e manco para compensar os dedos esmagados e, mais tarde, as unhas encravadas e dolorosas. Tom ganhou uma vantagem na aula de Defesa, batendo neles habilmente, pois sabia mirar para a esquerda. Ele os convenceu de que o problema dos sapatos estava na cabeça deles — não era como se os sapatos pudessem ser o problema, não é? Eles não tinham pedido do mesmo sapateiro que estava servindo a família deles no último século? Se esses sapatos eram bons o suficiente para os avós, por que eles estavam sendo bebês chorões sobre isso?

Tom tinha lido um editorial no jornal de Londres há algum tempo que dizia que o uso prolongado de sapatos mal ajustados poderia levar a lesões na coluna e dores crônicas nas costas. Se Lestrange e Travers provassem que mereciam punição, então Tom teria os próximos anos para ver se o jornal estava certo. Era um pouco sanguinário, mas Tom nunca foi de coração mole por natureza; a noção de conceder misericórdia para as primeiras infrações nunca lhe passou pela cabeça. E como era para ser uma punição, eles só recebiam o que mereciam. Ele não levou olho por olho, é claro — ele não era tão bárbaro.

Napoleão, o último grande imperador europeu, não era famoso por suas conquistas marciais ou por uma forte dinastia de herdeiros dignos. Na verdade, da perspectiva de um inglês, eram suas derrotas que não eram apenas notáveis, mas celebradas. Não, o verdadeiro legado do homem estava no Código Napoleônico, leis modernas que haviam derrubado o antigo sistema feudal existente. Napoleão havia alterado o status quo para seu próprio projeto, decapitando a aristocracia e levando metade da Europa para a jornada. Tom admirava isso e sonhava em replicar tais feitos dentro do microcosmo do dormitório masculino da Sonserina.

Birds of a FeatherOnde histórias criam vida. Descubra agora