PDF 1

12 1 1
                                    

Procedimentos metodológicos na construção doconhecimento científico: a pesquisa bibliográficaTelma Cristiane Sasso de LimaUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC)Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográficaResumo: Este artigo trata da pesquisa bibliográfica no contexto da produção do conhecimento. Apresenta a pesquisa bilbiográfica comoum procedimento metodológico que se oferece ao pesquisador como uma possibilidade na busca de soluções para seu problema depesquisa. Para tanto, parte da necessidade de exposição do método científico escolhido pelo pesquisador; expõe as formas de construçãodo desenho metodológico e a escolha dos procedimentos; e demonstra como se configura a apresentação e análise dos dados obtidos.Apresenta, também, um desenho metodológico de aproximações sucessivas, considerando que a flexibilidade na apreensão dos dadosgarante o movimento dialético no qual o objeto de estudo pode ser constantemente revisto. Enfim, postula que trabalhar com a pesquisabibliográfica significa realizar um movimento incansável de apreensão dos objetivos, de observância das etapas, de leitura, dequestionamentos e de interlocução crítica com o material bibliográfico, e que isso exige vigilância epistemológica.Palavras-chave: pesquisa bibliográfica, procedimentos metodológicos.

Introdução 

O conhecimento como elemento fundamental naconstrução dos destinos da humanidade tem sido cadavez mais evidenciado e propagado no contexto dasociedade atual, na qual o saber encontra-se engendrado pelos processos de globalização e demercantilização. 

Decorre desses o fato de as inovações e os avanços tecnológicos serem consideradoscomo condição de desenvolvimento econômico.

 A constatação de que o desenvolvimento econômico é o principal condicionante para a produçãode conhecimento, torna-se o motivo principal peloqual se deve produzir e encaminhar pesquisas. 

Talafirmação pode ser confirmada pelo novo modo deprodução do conhecimento, movido pela articulação universidade-empresa-Estado que, dentre outros aspectos, caracteriza-se pela diminuição da influência da hierarquia acadêmica na condução daprática científico-tecnológica. 

Esta passa a ser pressionada pelo meio empresarial e orientada pela busca de resultados práticos e pela alteração dos critérios de qualidade acadêmica tradicionais que começam a ser definidos por espaços externos aos centros de pesquisa (TRIGUEIRO, 1999). 

Diante desse quadro, as transformações no modode produzir conhecimento alteraram profundamente oestatuto da Universidade, particularmente a brasileira.Para Chauí (1999), transformou-se em uma "universidade operacional", ou seja, aquela que está estruturadapor estratégias e programas de eficácia organizacionale avaliada por índices de produtividade. Isso implicaem um aumento significativo no estímulo às atividadesde pesquisa, como também os seus resultados têm sidoexigidos no âmbito das instituições de ensino responsáveis pela formação de novos pesquisadores, particularmente no âmbito da pós-graduação.

 Esse incentivo e essa exigência geram grande aumento nas publicações de pesquisas realizadas por estudantes quesão, cada vez mais, pressionados pelo cumprimento de prazos e/ou por professores preocupados com a sua produtividade.

 Aliado a isso, cresce aoferta de congressos e de eventos destinados à apresentaçãode uma expressiva gama detrabalhos científicos, cuja participação faz-se necessáriaquando se observam os critérios de avaliação encaminhadosno interior das instituições de ensino e de fomento à pesquisa. 

Quanto a essa conjuntura, sem entrar na discussão das suas implicações ético-políticas, pode-se dizer que se, por um lado, ela tem estimulado de formacrescente o número de pesquisas, por outro, podeser questionada a qualidade das produções. 

PDFs do trabalhoWhere stories live. Discover now