Regina preparava o café da manhã simples quando suas filhas chegaram à cozinha. Naquela manhã, Rosa, ou "Rosinha", como era chamada por Sn, teria sua última bateria de exames antes da competição de ginástica. Os resultados desses exames determinariam se ela poderia continuar competindo, pois vinha passando por episódios de mal-estar.
Regina beijou cada uma das filhas e lhes serviu pães com uma camada fina de manteiga.
Sn e Rosa fizeram a oração de costume antes das refeições, enquanto Teresa comia com desdém.
Sn: E o pai, mãe? Já saiu?
Regina: Sim, minha filha. Saiu cedo para abrir a oficina, tem alguns serviços atrasados, e além disso precisamos do dinheiro para a competição da Rosa.
Rosa: Tomara que os exames estejam bons, assim posso competir. Meu sonho é ficar famosa na ginástica, mãe, para ajudar você e o papai.
Teresa: Quando você ficar rica, pelo amor de Deus, nos tire dessa vida! Não aguento mais essa pobreza. Estou há uma semana tomando banho frio e comendo mal. Quando vamos ter dinheiro para comer algo decente? Nunca, né!
Sn: Que horror, Teresa! Não fale assim com a mamãe. Somos humildes, mas temos uns aos outros e o papai, que acorda todos os dias às 4 da manhã!
Regina: Meninas, por favor, não briguem. Tomem o café.
Ela parecia visivelmente triste.
Sn: Totalmente desnecessário, Teresa! Pelo amor de Deus!
[...]
Depois de terminarem de lavar a louça do café, Sn, Rosa e a mãe saíram em direção ao hospital. O médico tranquilizou Regina quanto aos mal-estares da filha, dizendo que ela poderia competir sem preocupações na próxima semana.
Regina: Olha que maravilha, Rosa! Seu sonho, filha.
Sn, no entanto, continuava preocupada com a irmã.
[...]
Para ajudar em casa, Sn trabalhava com sua mãe e a madrinha Joana na costura, juntando algum dinheiro para a faculdade que começaria na semana seguinte. Ela e Teresa haviam ganhado uma bolsa completa e estavam prestes a realizar o sonho de se tornarem advogadas.
Joana: Comprei uma roupa para você e para Teresa. É do brechó aqui da vila, mas achei bem bonita para usarem no primeiro dia de aula.
Sn abraçou a madrinha com carinho.
Joana: Só não comente com a Teresa de onde veio a roupa, você conhece sua irmã. Ela é o seu oposto.
Sn: Pode deixar, madrinha. A Teresa não vai saber, e eu amei… Eu te amo, madrinha.
Na cozinha, Regina preparava o almoço e sorria ao ouvir as doces palavras da filha.
Regina: Meu orgulho, meu tesouro... Minha futura advogada, futura dona de muitas casas e muito dinheiro, minha filha.
Joana: A mais doce.
Ela beijou a testa de Sn.
Teresa entrou na cozinha.
Teresa: Já podem parar de paparicar a Sn. A verdadeira luz da família está aqui! Podem puxar o saco dela o quanto quiserem, mas quem vai ser rica aqui sou eu. Talvez eu tire vocês dessa vidinha que levam, mas só talvez.
Joana: Você não é nada doce, Teresa. Como quer que a gente fique perto de tantos espinhos? Mas, mesmo assim, eu também te amo... A mais bonita e a mais doce.
Sn: Não precisa ter ciúmes. Eu nunca quis competir com você.
Teresa: Inclusive, por que você escolheu Direito também, Sn?! Está vendo, mãe, madrinha, como ela é invejosa?
Regina: Não fale assim da sua irmã, Teresa. Esse sempre foi um sonho de vocês desde pequenas. Não vejo problema em termos duas advogadas em casa.
Sn: Teresa, por que você não pega uma caixa de costura e vem ajudar? Temos vários vestidos para remendar.
Teresa: Nem termine a frase, Sn. Jamais vou perder meu tempo costurando! Me poupe!
[...]
Todos se sentaram à mesa para almoçar quando Armando chegou, como sempre, sujo de graxa. Ele beijou as filhas e, sem querer, sujou a blusa de Teresa.
Teresa: Olha o que você fez! Com graxa, que horror! Eu não aguento mais isso!
Sn: Para que todo esse drama, Teresa? Não entendo. É só lavar a blusa com água corrente, é rápido.
Armando: Mil desculpas, filha, foi sem querer. Nem percebi que minha mão estava suja.
Teresa saiu furiosa.
Joana: E sobre os exames da Rosa? Como foi, Regina?
Regina: O médico disse que foi só um mal-estar passageiro. Ela pode competir na semana que vem! Estou tão aliviada. Teremos duas comemorações: nossa medalhista Rosa e nossas gêmeas indo para a faculdade!
Os olhos de Regina brilhavam de felicidade.
VOCÊ ESTÁ LENDO
TERESA: Uma nova história de ambição
FanfictionSn e Teresa são irmãs gêmeas idênticas, nascidas e criadas em uma pequena vila sob o olhar carinhoso de seus pais, Regina e Armando, e da madrinha Joana. Quando a irmã mais nova das gêmeas perde a vida enquanto aguardava uma vaga para uma cirurgia c...