fim

185 16 9
                                    

DESASTRE, etimologicamente essa palavra vem de Des + Astrum ( que dependendo do contexto significa sem estrela ou má- estrela)

Os gregos eram apaixonados por astrologia, então quando a coisa não tavam indo muito bem, eles achavam que tinha influência do Universo. Por exemplo, se você dissesse que sua vida está sem direção eles diriam: A razão de você estar perdido é porque você não tem uma estrela, ou pior, talvez você esteja sendo guiado por um astro ruim!

Muito tempo depois, Shakespeare critica essa ideia, ele escreve em uma das suas peças: Culpamos pelos nossos desastres o sol, a lua e as estrelas, como se fôssemos vilões por necessidade. Nietzsche, filósofo alemão do século XIX pensava parecido, ele dizia que se você está perdido, se sua vida virou um desastre as estrelas não tem nada haver com isso.

Por mais que as vezes o mundo seja injusto, o único que pode te tirar do fundo do poço, é você mesmo!

Pra ilustrar essa ideia, ele propõem um experimento imaginário: Digamos que em uma noite qualquer, um demônio apareça no seu quarto e diga assim:

- Essa vida, assim como você vive e viveu, você vai ter que viver mais uma vez e depois inúmeras vezes e não vai ter nada de novo, cada dor, cada prazer, tudo vai retornar na mesma ordem e sequência.

E aí, Nietzsche questiona, diante de uma revelação como esta, você rangeria os dentes e xingaria o demônio ou sabendo que vai ter que viver tudo de novo você respiraria fundo e ficaria grato pelo conhecimento?

Em outras palavras, oque Nietzsche está sugerindo é (na real não é uma certeza, da pra tirar vários significados) e se você tivesse que reviver suas decisões eternamente? você gostaria de viver hoje? esse mês, essa semana outra vez? Se a resposta for não, por que?

Uma das ideias centrais da filosofia de Nietzsche, é que o sofrimento é uma parte inevitavel da vida. É como se nossa existencia fosse uma pintura, existe os pontos altos e os pontos baixos e a questão é que todos eles contribuem pra essa composição.

Nem sempre você pode controlar oque acontece, mas você pode controlar o que sente, ou seja, você pode tentar enxergar beleza na sua tragédia

DesastrumOnde histórias criam vida. Descubra agora