CRIANÇAS COM UM SONHO

277 13 1
                                    

"Na luz de hoje, eu acho que o nosso primeiro verdadeiro desempenho público como Jackson 5 foi em 29 de Agosto de 1965: No sétimo aniversário de Michael. Ninguém notou isso, na época. Aniversários eram como o Natal: não-eventos que não eram marcados na casa de Jeová. Mas pelo menos, o sétimo aniversário de Michael foi diferente, já que não foi outro dia comum.

Evelyn Lahaie, a senhora que sugeriu pela primeira vez o nosso nome do grupo, convidou-nos para participar de um evento de moda infantil o qual ela tinha organizado no centro comercial Big Top, na Broadway com a 53 Avenue.

Ela era a comentarista no Tiny Tots Jamboree e fomos apresentados como The Jackson Five Grupo Musical: Outra Espetacular Pequena Banda de Folk. Só me lembro de ver uma multidão de meninas de tamanho decente e Joseph dizendo para nós, após o show, para ''chegar lá e começar a vender suas fotos."

Aos nossos olhos, o jamboree era apenas um aquecimento para o palco adequado da escola de Jackie e Rebbie, a Theodore Roosevelt High, alguns meses mais tarde, em 1966. A mãe tinha dito no shopping que nós teríamos que nos apresentar nos ''lugares mais agradáveis''.

A escola realizou um concurso anual de talentos, com uma variedade de atos de toda a cidade de Gary, equivalente ao The Ed Sullivan Show. Fomos o ato mais jovem, de longe, e nós não podíamos esperar para chegar lá.

Nos bastidores, Michael batia os bongos, os quais ele ainda tocava. Jackie sacudia sua Maracas e dois membros da banda juntaram-se a nós: os meninos locais Earl Gault, nosso primeiro baterista, e Raynard Jones, que tocou baixo em um par de ocasiões.

O salão da escola estava lotado. Era uma multidão pagante, também - 25 centavos por bilhete. Também sabia que estariam incluídas algumas caras conhecidas, tais como aquelas que tinham estado a colocar-se contra a sala de estar, esperando para rir de nós.

Quando Tito foi para nossas guitarras - à esquerda, encostada a uma das paredes - ele descobriu que alguém tinha tentado uma sabotagem, mexendo nas cravelhas. O conselho de Joseph: ''Sempre verifique sua afinação antes de ir'' veio em bom tempo. "Alguém não quer que vocês vençam'', disse ele, ''então vão lá e mostrem a eles.''

Ele ficou com a gente nos bastidores, olhando de longe, mas próximo e confiante como nós sentimos. Ele sempre ficava tenso antes de um show, se fosse ''dias de talentos''. Para a duração de um jogo, ele não tinha entrada e nenhum controle. Mas não poderia ter estado mais pronto.

Quando entramos, fomos recebidos por aplausos educados, apenas mudamos para o auto-piloto de ensaios. My Girl dos Temptations foi nossa estreia. Enquanto todos estavam curiosamente quietos, sentados naquele espaço entre os aplausos terminando e a música iniciando, eu olhei para Tito e atrás dele, nas sombras, para Joseph.

Ainda pensativo. Raynard, no baixo, fez a introdução da canção de abertura... e veio Tito na guitarra com a melodia... e Jackie com suas Maracas... e Michael pronto com seus bongos... e então eu comecei a cantar.

Nosso momento foi construído enquanto eu liderava os vocais em outro número dos Temptations: Get Ready. E Jackie, Marlon e Michael tomaram a frente do palco, acelerando para o vocal final principal de Michael - James Brown - I Got You [I Feel Good].

Com o seu primeiro verso, a multidão estava aos seus pés. Olhei à minha direita, buscando a aprovação de Joseph. Ainda pensativo, braços ao lado do corpo. Somente seus lábios moviam-se enquanto ele murmurava as letras, fixado em Michael.

''Eeeeeooowwww!'' Michael gritou. ''I FEEL food...'' Com a sua entonação aguda, a multidão ficou com as bocas abertas e eles gritavam. Depois, durante a nossa mais próxima, I Got The Feeling, ele fez com que eles sentissem. Ele pulou na frente do palco e começou a dançar; um dervixe rodopiante coreografado. Aos sete anos.

Nós não éramos esperados para sermos tão bons, mas Michael destroçou o lugar. Não importava que esta fosse apenas a nossa escola local. Quando nós somos crianças, uma multidão gritando é uma multidão gritando.

Nos bastidores após o show, pulamos, revivendo tudo. Eu acho que foi como cruzar a linha de chegada ou marcar um grande gol. Joseph estava... contente.

"No geral, vocês foram bem'', ele nos disse, "mas nós temos algum trabalho a fazer.''

A próxima coisa que eu me lembro é o Mestre de Cerimônias anunciando a nós como vencedores. Nós delimitamos no palco. Mais gritos. Curiosamente, um dos números que batemos foi o de Deniece Williams. Poucos anos depois, ela lançou seu sucesso Let's Hear It For The Boy [Vamos Ouvir o Garoto].

Nós não precisamos da aprovação de Joseph naquela noite: fomos os vencedores do primeiro tempo e isso era bom para os padrões iniciais. Fomos para casa e comemoramos todos com sorvete. Joseph apontou para um canto orgulhoso da sala de estar - para uma pequena coleção de troféus de beisebol, falando para a nossa outra obsessão na vida. Esses troféus ficaram expostos intencionalmente para apoiar um ponto que ele sempre frisou: ser premiado é sobre começar a tornar-se o melhor."

- Por Jermaine Jackson em seu livro "You Are Not Alone".

::Tudo Sobre o rei do pop Michael Jackson::Onde histórias criam vida. Descubra agora