O nascimento de Zeus

819 33 1
                                    

Cronos era um dos Titãs criados por Urano e Gaia. Ele destronara o pai Urano após mutilá-lo com uma foice de diamante, libertando depois os irmãos aprisionados no ventre da Terra. Desde então, Cronos tornara-se o senhor do universo.
- Aqui mando eu e ninguém mais! - dizia ele, repetindo as palavras do pai.
Cronos era casado com Reia, também da raça dos Titãs, e tudo correu bem até o dia em que a esposa lhe anunciou que estava esperando um filho. Cronos ficou possesso e exclamou: - Filhos são traidores! Quando a criança nascer, entregue-a para mim, entendeu?
Reia obedeceu, e assim que a criança nasceu - uma linda menina chamada Hera - Cronos tomou-a nas mãos e simplesmente engoliu-a.
Outros filhos foram nascendo, e Cronos continuou a devorá-los, até chegar a vez do quinto filho, chamado Zeus. Mas dessa vez Reia entregou-o a uma ninfa, dando ao esposo uma pedra enrolada num manto. Cronos engoliu a mentira, e Zeus cresceu rápido nas cavernas do monte Egeu, na ilha de Creta, até que um dia uma águia mandada por sua mãe lhe ordenou que voltasse para libertar os irmãos.
Zeus tomou o raio na mão e partiu para casa. No caminho, conheceu Métis, a filha do Oceano, que lhe deu uma erva mágica para que ele a ministrasse a seu pai.
Ao chegar ao palácio de Cronos, Zeus disfarçou-se de criado e serviu ao pai a poção mágica. No mesmo instante o velho Titã regurgitou, um por um, os cinco filhos que engolira - Hera, Poseidon, Hades, Héstia e Deméter -, além da pedra, é claro.
- E agora desapareça daqui! - gritou Zeus ao pai, de raio em punho.
Cronos tentou reagir, mas ao ver os deuses sedentos de vingança preferiu fugir e ir buscar asilo junto aos irmãos Titãs.
- Ainda ouvirão falar em mim, malditos! - disse ele, antes de partir. E foi assim que Zeus tornou-se o novo soberano do mundo.

As Grandes Historias da Mitologia GregaOnde histórias criam vida. Descubra agora