Esqueneu , rei de Ciros, orgulhava-se de ter a filha mais veloz do mundo. Ela se chamava Atalanta e temia muito casar-se, pois um oráculo predissera que isso seria a sua ruína.
O assédio, porém, era tanto que o rei escondeu a filha nos campos, onde ela se tornou uma caçadora e corredora velocíssima. Ao mesmo tempo, estabeleceu uma punição para os cortejadores.
- Instituirei uma corrida entre você e os pretendentes - disse ele à filha. - O vencedor a tomará por esposa, mas, se perder, pagará a derrota com a vida.
Atalanta aplaudiu o ardil, e a corrida foi marcada para o mês seguinte. Na data marcada apareceram alguns corajosos, mas quando Atalanta desceu à arena e despiu-se inteira para melhor correr, mais cem pretendentes inscreveram-se às pressas para disputar o valioso prêmio.
Atalanta, inclinada e com o corpo reluzente de óleo, parecia uma estátua prestes a pular do pedestal, mas deixou de ser uma estátua quando o gongo soou e ela, como um raio, venceu a disputa.
Entre os juízes, entretanto, havia um jovem chamado Hipomene, que decidiu desafiar Atalanta para uma corrida que se daria somente entre eles dois, no dia seguinte.
A jovem aceitou o desafio, e na mesma noite Hipomene foi ao templo de Afrodite pedir a sua proteção. A deusa do amor atendeu-o, dando-lhe uma maçã de ouro do seu pomar. - Jogue-a no chão durante a corrida e verá o que acontece - disse a deusa.
No dia seguinte, ao ser dada a largada, o jovem mostrou-se quase tão ágil quanto Atalanta, mas ela foi ainda mais rápida e logo se distanciou. Então Hipomene sacou a maçã e atirou-a à frente da rival, que, não conseguindo resistir à beleza dourada do pomo, abaixou-se para apanhá-lo.
Graças a isso, Hipomene venceu a disputa, mas como se esqueceu de agradecer a Afrodite pela ajuda, ela o induziu a amar Atalanta no templo de Reia, profanando-o. Como punição, ambos foram transformados numa parelha de leões, que, desde então, puxa pelos céus
o carro da deusa.
VOCÊ ESTÁ LENDO
As Grandes Historias da Mitologia Grega
FantasyQueria dividir um pouco do que eu aprendir todos esses anos sobre a "Mitologia Grega" com vocês. Espero que gostem! OBS: Todos os dias irei colocar uma história diferente.