As Asas de Ícaro

661 25 1
                                    

Dédalo e seu filho Ícaro estavam presos em Creta, por ordem do rei Minos. Isso porque Dédalo, que construíra para o rei o seu famoso labirinto, incorrera na ira real ao fornecer para Ariadne o fio que ajudara Teseu a encontrar a saída da morada do Minotauro.
Certo dia Dédalo e o filho estavam no topo de um dos montes mais altos de Creta quando
o construtor viu uma águia a voar, veloz, no azul do céu. No mesmo instante ele deu um grito entusiasmado:
– Depressa, meu filho, junte todas as penas de aves que encontrar e volte correndo!
Ícaro obedeceu e não tardou a retornar. Dédalo havia feito uma grande armação de madeira e imediatamente começou a colar nela as penas que o filho trouxera.
– Pronto, aqui está! – disse o velho, envergando um enorme par de asas artificiais. – Mas, meu pai... isso realmente funcionará? – gaguejou o jovem.
Dédalo respondeu atirando-se do alto do morro, pondo-se em seguida a voar ao redor do filho.– Funciona! Funciona! – gritava Ícaro, aos pulos.
– Farei uma para você também, mas cuidado! – disse o velho, ao pousar. – Evite aproximar-se do sol para que a cera que prende as penas à armação não derreta!
Ícaro prometeu que tomaria cuidado, e quando ambos finalmente se lançaram aos céus tudo correu às mil maravilhas. Quando começaram a sobrevoar o oceano, porém, Ícaro empolgou-se e subiu demais, aproximando-se perigosamente do sol.
– Desça, filho, desça! – gritava Dédalo, aflito, mas Ícaro, nas alturas, não ouvia mais nada a não ser o assovio do vento e o ruflar das suas próprias asas.
Então, a certa altura, uma pena roçou-lhe o nariz e, logo em seguida, como se um travesseiro tivesse sido rasgado, viu-se envolvido por uma nuvem de penas soltas. Só então percebeu que sua armação se desfizera e que só lhe restava, agora, despencar para a morte nas águas revoltas do mar.
Mais tarde, seu corpo foi levado pelas ondas às margens de um local que Dédalo batizou de Icária, em homenagem a esse que foi o verdadeiro pai da aviação.

As Grandes Historias da Mitologia GregaOnde histórias criam vida. Descubra agora