No dia seguinte após o almoço caminhava à toa pela praça. Procurava pôr em ordem os últimos acontecimentos.
Vieram uns meninos zoar-lhe como de costume, mas estava tão absorto em seus pensamentos que deu nenhuma importância àquilo que tanto o irritava antes.
Quando voltou a si deu-se ao pé do tabuleiro de doces de Seu Bola. Ao que lhe seduziu o quebra-queixo.
Depois que deu a primeira mordida no doce, viu ao lado o delegado também apreciando a guloseima. Adubaldo aproximou-se dele e puxou papo.
_ Eta doce difícil de mastigar, hein? Falou com a boca cheia que quase não deu para entender.
Seu Mario tentou com muito custo mastigar o doce, que não dissolvia na boca, para não repetir a falta de educação do policial. Já o primeiro pedaço levou meia eternidade para engolir, grudado ao céu da boca e aos dentes. Acabou concluindo que o negócio do anel era idêntico àquilo. O anel ter ido parar em sua mão era o doce. Suculento, bonito, atraente. Os problemas que se seguiram eram a dificuldade em mastigar, e os pensamentos conflituosos em sua cabeça o doce grudado ao céu da boca.
_ Nem fala...respondeu igualmente com a boca cheia e foi andando.
Terminou com muito custo engolindo o doce, e desejou também que a história do anel se resolvesse.
Naquela tarde, enquanto passeava, ouviu dois homens dizerem ter sabido da boca do próprio delegado que o bando de Givanildo não roubara apenas o museu em São Paulo, mas também uma pequena joalheria e que o fruto deste segundo roubo também não havia sido recuperado.
A polícia dali, contudo, não investigaria aquele crime por tratar-se de bijuterias de baixo valor.
Seu Mario pensou em tomar mais um quebra-queixo, mas ainda tinha um pouco preso à boca e desistiu. Tomou o rumo de casa matutando como fazer para vender o anel e salvar a si mesmo e ao filho dos reflexos da seca.
Lembrou que em Riachão havia quem mexesse com o negócio de comprar e vender ouro. Gideão deveria sabia quem era, tinha muitos conhecidos na cidade. Lembrou vagamente de uma vez que o obrigou a acompanhá-lo para vender um par de brincos, que daria a Dona Chica. Desistiu por causa de uma briga e resolveu por desfazer-se deles como vingança.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Anel do Rei
General FictionO Romance narra a história de Seu Mario, um velhinho do interior da Bahia e sua saga depois que encontra um anel supostamente valioso e toda aventura para protegê-lo de todos e seus devaneios que farão você ir do riso às lágrimas! Por favor comente...