Descrição #03 - vozes, cores e cabelos

291 21 0
                                    

Eu tinha feito uma introdução toda bonitinha e organizadinha, mas depois de ter perdido a coisa toda fiquei depressiva e vamos na improvisada mesmo: a chave para uma boa descrição é saber usar as palavras e evitar os clichés, aquelas expressões que você viu por aí um zilhão de vezes e eu que agora fazem tudo, menos impressionar. Sabe aquelas que você passa direto e nem percebe? Então, essas são as clichés. Para evitar cair nessas mesmices, é preciso saber alguns adjetivos a mais e, assim, melhorar sua descrição.

PS: essa matéria é apenas um "banco de palavras". Como eu disse dezenas de vezes enquanto a escrevia, descrição não é apenas variedade de palavras

Vozes

São algo bem difícil de descrever, já que, muitas vezes, a escrita não consegue traduzir sons de modo satisfatório. A lista abaixo possui algumas características que consegui reunir sobre vozes, mas há muito mais a ser explorado. Sua descrição não pode ser apenas um amontoado de adjetivos jogados de qualquer jeito, lembre-se disso.

Anasalada: o som da voz parece vir através do nariz.
Frágil: uma voz frágil é uma voz baixa, talvez meio chorosa ou hesitante. Sinônimos: quebradiça, débil, fina, fraca, tênue, mirrada, precária.
Morta: uma voz morta é uma voz sem emoção (tipo gravação de aparelhos eletrônicos). Sinônimos: inexpressível, seco, insensível, desbotada.
Límpida: uma voz límpida é aquele perfeita, sem sotaque e sem hesitações, agradável aos ouvidos. Sinônimos: plana, limpa, clara, pura.
Áspera: uma voz áspera é quase sempre desagradável aos ouvidos, geralmente é em tom baixo. Sinônimos: irregular, ríspida, severa, rude, gutural.
Rouca: parente da voz áspera, mas de menor intensidade. Sinônimos: roufenha, cavernosa.
Melosa: é, na maior parte das vezes, uma voz usada quando se quer persuadir alguém de algo ou ocultar uma mentira. Sinônimos: açucarada, piegas.
Monótona: uma voz tediosa e chata, bem uniforme. Sinônimos: constante, enfadonha, enfastiosa, fatigante, maçante.
Penetrante: voz muito alta ou muito "afiada". Sinônimos: intensa, sagaz, astuta, sagaz, perspicaz, sutil.
Suave: voz tranquila e calma. Sinônimos: afetuosa, meiga, terna, delicada, graciosa, leve, amena, branda, harmoniosa, doce, serena, pura.
Estridente: voz muito alta e fina, bem desagradável. Sinônimos: esganiçada.
Cantante: uma voz que varia de entonação durante a fala. Sinônimos: melodiosa.
Mansa: geralmente é uma voz de quem tenta apaziguar algo ou alguém. Sinônimos: dócil, submissiva.
Estrangulada: uma voz estrangulada é a de alguém que está tentando falar e não consegue, geralmente por algum impedimento físico. Sinônimos: esganada.
Tensa: voz que indica nervosismo ou irritação. Sinônimos: apreensiva, nervosa, ansiosa, aflita.
Trêmula: voz hesitante, geralmente por causa de alguma emoção forte. Sinônimos: trépida.
Arfante: é a trêmula em um nível ainda maior ou depois de algum exercício físico muito desgastante. Sinônimos: ofegante.
Vacilante: quando você está com medo ou não muito confiante. Sinônimos: inconstante, hesitante, indecisa, insegura, instável, oscilante, titubeante.
Embargada: quando você está segurando o choro. Sinônimos: sufocada, embaraçada.Cores

Mudar um pouco o modo de descrever cores pode dar um toque mais especial à sua descrição e, de modo geral, à sua escrita. Novamente, adjetivos não são nada se não usados com habilidade.

Vermelho: carmim, carmesim, escarlate, rubro.
Amarelo: dourado, louro, áureo.
Verde: não possui.
Azul: anil, índigo.
Violeta: violáceo.
Rosa: róseo.
Preto: negro, escuro.

Cabelos

Com cabelos as coisas ficam um pouco mais complicadas. Cabelos não envolvem simplesmente uma cor ou uma forma, mas sim várias, e cada pessoa tem sua particularidade. Essa parte da matéria está justamente dividida entre forma e cor (mais estado), apenas para que as coisas fiquem mais fáceis.

Forma:

Liso: cabelos lisos são, bem, lisos. Retos e uniformes, sem praticamente curva alguma.
Ondulado: é um cabelo lisos com mais curvas e ondas.
Encaracolado: em forma de caracóis.

Cor:

Preto: negro, cor de carvão, cor de penas de corvo (sim, isso existe), ébano, fuligem.
Castanho: chocolate, cor de noz ou avelã, areia, castanho/marrom dourado, canela.
Vermelho: vermelho flamejante, vermelho ferrugem, marrom avermelhado, castanho avermelhado, cor de cobre.
Amarelo: loiro cinzento, platinado, mel, castanho amarelado, dourado, cor de champagne.
Branco: cinza, prata, grisalho, cor de neve, cinza-prata.

Estado:

Desalinhado, despenteado, desarrumado, irregular, desgrenhado, emaranhado, bem penteado, arrumado, gorduroso, oleoso, seco, quebradiço, frisado, macio, reluzente.

Mais (tudo imagem, mas mais para dar ideias mesmo):

Tipos de cabelo (inglês, mas dá pra entender).Mais tipos de cabelo (é o link de uma galeria com alguns exemplos).Tipos de cabelo de novo.

Para finalizar essa matéria que me custou os miolos, eu gostaria de dizer (mais uma vez) que adjetivos não são tudo. Na minha opinião, o que mais ajuda na caracterização de um personagem é sua descrição sim, mas uma descrição entrelaçada com a personalidade do personagem e com que acontece à sua volta. Descrever seu personagem como simplesmente "um garoto magro e loiro" não me diz nada sobre ele. Existem centenas de milhares de garotos magros e loiros por aí. Tente tornar sua descrição (e personagem) algo mais único (e fuja de clichés do tipo "olhos azuis da cor do céu" como o diabo foge da cruz).

Metáforas e comparações ajudam muito nessa etapa, vale a pena dizer.

Ápice de Pandora - Dicas Para EscritoresOnde histórias criam vida. Descubra agora