Isso depende muito da história e do gênero, mas acredito que existam basicamente dois caminhos. Um eu até li recentemente, em Prince Of Thorns, quando o personagem principal, Jorg, vê sua mãe e seu irmão serem mortos de forma horrível. O autor nunca narrou o que aconteceu exatamente, mas deu apenas algumas sugestões com alguns detalhes/lembranças do Jorg durante toda a história. O outro caminho é fazer exatamente o oposto e descrever tudo, sendo bem conciso para não ficar dramático demais.
Como você disse que acontece num piscar de olhos, talvez a primeira opção seja a melhor, mas aí você decide. Com ela, por exemplo, você poderia narrar o acontecimento com poucas ações (dependendo da arma usada para matar o pai dela) e mostrar a personagem se dando conta de que algo tão terrível acontecera tão rápido que ela mal pode ver.
Isso também depende MUITO dos personagens e das personalidades deles. Cada pessoa reage de modo diferente, mas é só mexer com as emoções que se consegue um bom resultado. Tente se colocar na pele do personagem, pensar na relação dela com o pai e tudo mais. Baseado nisso, você construir a reação dela à morte dele.
A maior parte de nós, escritores, chegará a um momento de nosso livro onde uma morte será necessária. De um secundário, de um mais importante ou até mesmo do protagonista; escrever bem a cena é essencial para o sucesso do seu livro. Pense nos livros mais conhecidos: o quanto a morte de Sirius Black ou Dumbledore impactou a nós, leitores? Ou a de Rue em Jogos Vorazes? O que seria As Crônicas de Gelo e Fogo sem as mortes surpreendentes?
Para se escrever uma boa cena de morte, há algumas orientações básicas que podem te ajudar bastante, e, principalmente, algumas questões.
Por que esse personagem deve morrer?Dando o exemplo de As Crônicas de Gelo e Fogo novamente, nessa série as mortes acontecem, principalmente, para mostrar aos leitores que tudo pode acontecer, dar mesmo um choque de realidade. A morte de Dumbledore serviu para desenvolver a independência de Harry, a de Rue para mostrar o quão brutal os jogos são. Ou seja, se você quer matar um personagem, pense no motivo de isso ser necessário.
Quem você quer que o leitor seja? O personagem que está morrendo ou as pessoas ao redor dele, que o assistem ir embora? Esse pode parecer um questionamento meio simplista, mas ele é a chave da sua cena e o ajudará a decidir qual o "sentimento" que deve ser mais presente no decorrer dela. Uma pessoa morrendo talvez se sinta desemparada, frustrada, arrependida ou talvez aceite sua morte com alívio. As pessoas à sua volta, se se importam com ela, vão se sentir desesperadas, angustiadas, e se não dão a mínima, tratarão com indiferença.
Se ligue nos detalhes menos "comuns".Respiração fraca deve ser mostrada sim, mas por que não dar atenção ao tremer da mão ou aos movimentos inquietos dos olhos? Dê um toque único a sua cena ao fazer sua descrição algo mais particular e diferente.
Os sentimentos do seu personagem vão ser um caos. Muito provavelmente, seja ele a pessoa que está morrendo ou quem está assistindo. Morte causa isso em nós, e é normal e compreensível. Faça com que seus leitores sintam essa confusão, e eles se identificarão mais; sequer precisa ser algo completamente "são", para falar a verdade.
Evite criar algo piegas. Ok, todos bem sabem como leitores gostam de uma morte bem feita, com drama e tal, mas exagerar só tornará a coisa toda muito falsificada e, bem, piegas mesmo. Evite fazer monólogos intermináveis sobre vida e morte, e evite também clichés na hora de descrever os sentimentos dos personagens.
Lembre-se dos estágios de aceitação da morte. Que são: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação.
Mostre o crescimento do seu personagem. Não importa se esse crescimento foi negativo ou positivo; mostre como ele chegou ali, no momento de sua morte, e como ele encara essa mudança antes do fim.
Todo personagem deixa um legado, seja ele pequeno ou não. O que dessa pessoa que morreu ficou com seus amigos e familiares, ou mesmo inimigos? Ensinamentos, coisas materiais, filosofias de vida? Tudo isso, obviamente, não precisa ser mostrado no momento imediato da morte (até não seria completamente possível), mas dá um tom mais verossímil à sua história.
Lembre-se: é sobre vida, e não sobre morte.Ninguém sabe o que diabos acontece depois que morremos (temos crenças e tal, mas não sabemos com toda certeza), logo, seu personagem, ao presenciar uma pessoa que ele gosta morrer, vai se apegar às lembranças e ao que essa pessoa significou em sua vida, e o que ele perdeu quando ela se foi. Por isso é bom mostrar detalhes da vida da pessoa que morreu, e conectá-las com o que seu personagem está sentindo.Nem toda morte é igual, é bom lembrar também, e sempre nos comportaremos de modo diferente, não importa quantas mortes cheguemos a ver. A reação de cada um dos seus personagens vai variar de acordo com sua personalidade e com sua relação com a pessoa que morreu, e é bom mostrar como cada um lida com esse momento.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Ápice de Pandora - Dicas Para Escritores
Non-FictionTudo o que está escrito aqui é do tumblr Ápice de Pandora, o melhor tumblr de escrita do mundo. Estou colocando aqui porque todos os posts de lá são incríveis. Entrem lá agora, estou ordenando!