Faetonte era o jovem filho do Sol (Hélios, em grego). Certo dia, numa disputa juvenil que travou contra um certo Epafo, ele garantiu ser capaz de conduzir o carro do Sol sem o auxílio do seu pai.
- Impossível! - disse o rival. - Ninguém dirige o carro solar a não ser Hélios! - O filho dele dirige, sim!
- Filho? Pelo que ouço dizer, você nem filho dele é!
Faetonte ficou tão chocado com a revelação que foi tirar a dúvida com sua mãe, a ninfa Climene. Ela lhe garantiu que ele era filho de Hélios, mas Faetonte queria uma prova. - Se ele for de fato meu pai, me deixará guiar o seu carro!
Faetonte foi até o palácio do pai, situado no extremo oriente do mundo. Tudo lá era tão dourado que ofuscava, e ao chegar ele foi logo dizendo a Hélios que queria ser o novo condutor do sol.
- É a única maneira que tenho de provar que sou realmente seu filho!
Faetonte estava tão determinado que Hélios deixou-o embarcar ali mesmo no seu carro, que a Aurora já estava retirando da garagem celestial. Dois corcéis de fogo estavam atrelados a ele e de suas narinas impacientes escapavam jatos de fogo como de dois maçaricos. Num pulo, Faetonte meteu-se para dentro do carro, agarrando sofregamente as rédeas. Com um grito selvagem, ele chicoteou os corcéis e a carruagem disparou céu afora feito um foguete. Como a primeira parte da jornada se tratava de uma subida íngreme, Faetonte deu rédea solta aos cavalos, e o carro subiu tão rápido que em menos de uma hora o mundo todo ardia num meio-dia precoce.
De repente, porém, os cavalos rebelaram-se, e o carro despencou vertiginosamente. Faetonte, em pânico, puxou as rédeas, mas os corcéis não obedeciam, e o sol pôs-se a voar rente à Terra, fazendo com que cidades inteiras ardessem e os mares se evaporassem em cortinas imensas de vapor.
Então, Zeus, no Olimpo, vendo a catástrofe, lançou um raio sobre o jovem e ele foi arremessado no abismo, indo cair no rio Erídano, às margens do qual as ninfas ergueram um túmulo em sua homenagem.
VOCÊ ESTÁ LENDO
As Grandes Historias da Mitologia Grega
FantasíaQueria dividir um pouco do que eu aprendir todos esses anos sobre a "Mitologia Grega" com vocês. Espero que gostem! OBS: Todos os dias irei colocar uma história diferente.