(47) perguntas mais frequentes ao pediatra na primeira consulta.

339 3 0
                                    

O meu bebê dorme muito. Isto é normal?
Os recém-nascidos passam a maior parte do tempo dormindo.
E isto é absolutamente normal, sendo que alguns necessitam ser acordados em intervalos regulares (3/3 horas) para mamar, caso contrário não ganham peso. Normalmente, não precisamos acordar a criança.

A pele está descamando.
A descamação da pele é muito frequente, principalmente em bebês que nascem no tempo certo.
É como se houvesse uma troca de pele. Devido a grande sensibilidade de sua pele, ainda podem ocorrer:

Brotoejas-pequenos caroços vermelhos em várias partes do corpo.

Miliária-pequenas bolinhas amarelas, na consistência dura no nariz e no rosto, como se fossem  'espinhas'. Ambas dispensam tratamento, na maioria dos casos.

Manchas Mongólicas-manchas arroxeadas ou azuladas, de tons e tamanhos variáveis que aparecem na região do final da coluna ou das nadegas, sem significado especial, desaparecendo, em geral, nos primeiros anos de vida.

As evacuações-as primeiras evacuações são constituídas por fezes bem escuras, pegajosa, chamadas mecônio. Quando o bebê mama no peito, o aspecto dar fezes nos dias posteriores pode ser o mais variado possível desde totalmente líquido até muito consistente. No início, o bebê evacua a cada mamada. Com o passar do tempo, o intervalo vai aumentando, podendo evacuar uma vez ao dia ou a cada dois ou mais dias.
Se as fezes tiverem consistência normal, não ha razão para preocupações.

Meu bebê trocou o dia pela noite...-a melhor forma de corrigir esta situação é manter seu bebê acordado mais tempo durante o dia. Assim, ele vai acumulando o sono que o fará dormir melhor durante a noite.

Os bebês precisam ser bem agasalhados-os recém-nascidos tem dificuldade em manter a temperatura corporal. O seu sistema termorregulador ainda é muito imaturo. Por este motivo, eles sentem um pouco mais de frio do que um adulto exposto a mesma temperatura.

Como saber se um recém-nascido está bem?- pode-se supor que um bebê está bem quando se encontra ativo, sugando o seio com força e movimentando-se bem quando acordado. Embora muitos recém-nascidos durmam a maior parte do tempo, eles costumam acordar e ficar ativos durante alguns minutos ao serem despidos para troca de Roupa ou fraldas várias vezes por dia, também é indicativo de uma boa situação.um bebê paradinho, sugando mal o peito, pode estar apresentando alguma alteração. Na dúvida, converse com o pediatra.

PARA AS MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM! Onde histórias criam vida. Descubra agora