(49) Pré-Natal garante uma gravidez tranquila e a saúde do bebê e da mamãe.

156 1 0
                                    

Exames de rotina solicitados as futuras mamães tanto no atendimento público quanto privado:

Tipagem sanguínea-deve ser solicitada na primeira consulta, a fim de checar a compatibilidade do RH da mamãe e do bebê.

Quando o papai é RH positivo e a mamãe RH negativo, deve-se requisitar o teste coombs indireto na primeira consulta e mensalmente a partir da 24 semanas.

A positivaçâo do teste requer manejo em serviço especializado.

Hemograma (exame de sangue)-exame de hemoglobina e hematócrito (hb/ht) que deve ser solicitado na primeira consulta, com repetição no terceiro trimestre para identificar possível anemia.
Muitas mães necessitam de suplemento de ferro oral.

VDRL-solicitado na primeira consulta, com repetição no terceiro trimestre para identificar sífilis.
Se der positivo, a gestante deverá iniciar o tratamento prescrito por seu médico, que geralmente é feito com antibiótico.

Glicemia em jejum-solicitado na primeira consulta se der normal (<85 mg/dl), repete-se entre a 28 e a 30 semana para investigar se tem diabetes. Em caso de alteração ou risco de diabetes, é feito o teste de triagem para diabetes gestacional, o TOTG a 75 gramas, imediatamente.

EQU e UROCULTURA-solicitado na primeira consulta, com repetição na 30 semana ou antes, se tiver sintomas urinários (ardência, frequência, sangue na urina).

ANTI-HIV-  oferecido na primeira consulta. Quando o resultado é negativo e a paciente se encontra em situação de risco (porta alguma DST, prática sexo inseguro, usa ou é parceira de quem usa drogas injetáveis), deve ser repetido no intervalo de três meses.

HBsAg-realizado na primeira consulta, o exame verifica a Hepatite B e identifica se o bebê da gestante soropositiva pode se beneficiar de medidas preventivas, como imunoglobulina e vacina específica logo após o nascimento.

SOROLOGIA PARA TOXOPLASMOSE-são solicitados IgM e IgG na primeira consulta para toda gestante, e se o IgG estiver negativo, indica que não ha imunidade, deve ser repetido frimestralmente.

SOROLOGIA PARA DOENÇAS INFECCIOSAS- sorologia para rubéola sempre é solicitado. Hepatite C e mononucleose, se necessário.

URINA TIPO 1-Pesquisa infecção urinária.

CP PAPANICOLAU-teste para diagnóstico precoce do câncer de colo do ultero  que deve ser colhido quando não foi realizado no ano anterior, evitando-se coleta da endocérvice.

OBSERVAÇÃO.- quando a ecografia obstétrica de rotina, ha evidências científicas de que, se realizada precocemente, auxilia numa melhor determinação da idade gestacional, na detecção precoce de gestações múltiplas ou de malformações. US da 11 a 14 semanas: translucência nucal ( cromossomopatias) e US da 18 a 24 semanas morfológico fetal.

EXAMES ESPECÍFICOS/ATÍPICOS.

PARASITILOGICO-embora não faça parte da rotina, deve ser solicitado na primeira consulta, principalmente para gravidez de risco. As verminoses agravam a anemia.

BACTERIOSCOPIA-realizado em mulheres com antecedentes de prematuridade ou corrimentos vaginais que surgem infecção.
O exame de cultura do canal vaginal detecta streptococos que podem afetar o bebê.

SOROLOGIA DE CITOMEGALOVIRUS- exame realizado em mulheres que trabalham em berçários ou com crianças pequenas e em adolescentes com múltiplos parceiros ou histórico de DST.

PARA AS MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM! Onde histórias criam vida. Descubra agora