Siga as dicas de nutrição e tenha uma gestação mais saudável.
Mantenha uma alimentação equilibrada, consumindo carboidratos, vitaminas, sais minerais e proteínas presentes nos seguintes alimentos:
-leite, queijo e iogurte (prefira leite desnatados, queijo branco e iogurte Light).
-carnes de gado, peixes e aves (prefira carnes brancas e magras, ) frutos frescos e ovos.
-pão, arroz, massa e cereais (prefira pães e arroz integrais e cereais com fibras).
-frutas frescas e sucos naturais sem açúcar.
-vegetais (prefira os de cor verde-escuro, como espinafres e brócolis, e ainda ervilhas, cenouras e milho). Estes vegetais fornecem vitaminas A e C, minerais como o magnésio, o ferro e ainda o ácido fólico.
Não esqueça dos nutrientes mais importantes e de suas propriedades.
Ácido fólico (folato)
Diminui a incidência de malformação fetal.
Onde encontrar: espinafre, brócolis, couve, ervilha, feijão, frutas cítricas, gérmen de trigo, pão de trigo integral, carne bovina, leite e ovos .
Geralmente, a gestante usa ácido fólico via oral.
O ideal é iniciar o suplemento de ácido fólico até 3 meses antes de engravidar.Ferro.
Previne anemia (comum na gravidez).
Onde encontrar:vegetais folhosos verde-escuros (espinafre, almeirão, couve), feijões, carne, fígado, peixes, frutos do mar, aves, num, melado, rapadura, frutas secas (pêssego, damasco, uva-passa, ameixa preta).Observação.
Quando consumir alimentos vegetais ricos em ferro, consuma também um alimento fonte de vitamina C para aumentar sua absorção.
Evite chás, café e chimarrão próximo às refeições, pois diminuem a absorção do ferro alimentar.Vitamina C
Onde encontrar: acerola, goiaba, laranja, limão, bergamota, pimentão vermelho, mamão, morango, kiwi.Cálcio
Ajuda na formação de ossos e dentes e previne a osteoporose. A demanda aumenta na gravidez.
Fontes: vegetais folhosos verde-escuros, gergelim, abacate, quiabo, leite, queijo, iogurte, sardinha enlatada.Observação-evite chás, café, chimarrão e cigarro, que diminuem a absorção do cálcio.
VOCÊ ESTÁ LENDO
PARA AS MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM!
Acakbom, o sonho de quase toda mulher é ser mãe, no começo vem aquela pergunta 'será que eu queria isso mesmo' mas essa pergunta não dura por muito tempo logo logo você sente o amor da sua vida se mexer dentro de você e pensa 'não acredito estou realm...