Prefácio

235 6 0
                                    

Do meu modo de ver a História da Igreja, o reino de Cristo sempre foi primeiramente atacado com referência à Escritura. É verdade que nos primeiros séculos grassou a controvérsia sobre a natureza ou pessoa de Cristo. Após isto, o adversário tem atacado a Palavra. Inicialmente, trabalhou para adicionar a ela tal montante de tradição humana que quase a submergiu, tal a dimensão da pilha. A Reforma teve sucesso em trazer a igreja de volta ao princípio Sola Scriptura (somente pela Escritura).
Em seguida, houve uma longa batalha sobre a confiabilidade da Palavra de Deus. Na América, a luta continua sobre a questão da inefabilidade. Aqui, na Inglaterra, o assunto em debate é a suficiência da Palavra. Alguns sustentam que a profecia continua e com ela todos os dons descritos em 1 Coríntios 12. Afirmam a continuidade do apostolado. Admitem que esses chamados profetas e apóstolos são de uma classe inferior e de um tipo modificado, mas, sem importar onde estão e o que se diga, colocam-se como complementadores da Palavra. Isto abre a comporta da experiência subjetiva de uma outra represa além das Escrituras. Não é surpresa, então, que a Escritura gradualmente declina e é movida do lugar de supremacia. E a experiência pessoal assume a liderança. Por experiência pessoal refiro-me ao que vem de dentro do homem, ao invés do que desce do céu.
A questão, se os dons carismáticos sobrenaturais ou extraordinários continuam, é enfocada por Douglas Judisch, no livro An Evaluation of Claims to the Charismatic Gifts (Uma Avaliação dos Dons Carismáticos); mas aqui, no prefácio, chamo a atenção à conexão entre os dois assuntos -- a inefabilidade e a suficiência da Palavra. Supõe-se ser o batismo do Espírito a porta aberta aos dons sobrenaturais. A idéia que tudo, hoje, deve ser como era no livro de Atos explica porque há esta grande ênfase no batismo do Espírito, como uma crise pós-conversão e, também, porque há o desejo pela existência de profetas e apóstolos.

O Batismo Do Espírito Santo - Erroll HulseOnde histórias criam vida. Descubra agora