Microcefalia

118 1 4
                                    

O que é Microcefalia?

Microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça e o cérebro da criança são significativamente menores do que os de outras da mesma idade e sexo. A microcefalia normalmente é diagnosticada no início da vida e é resultado do cérebro não crescer o suficiente durante a gestação ou após o nascimento.

Causas

Microcefalia é o resultado do crescimento abaixo do normal do cérebro da criança ainda no útero ou na infância.

A microcefalia pode ser genética. Algumas outras causas da microcefalia são:Malformações do sistema nervoso central

Diminuição do oxigênio para o cérebro fetal

algumas complicações na gravidez ou parto podem diminuir a oxigenação para o cérebro do bebê Exposição a drogas, álcool e certos produtos químicos na gravidez

Desnutrição grave na gestação Fenilcetonúria materna Rubéola congênita na gravidez

Toxoplasmose congênita na gravidez

Infecção congênita por citomegalovírus.

Doenças genéticas que causam a microcefalia podem ser:

Síndrome de Down
Síndrome de Cornelia de Lange
Síndrome Cri du chat
Síndrome de Rubinstein - Taybi
Síndrome de SeckelSíndrome de Smith-Lemli-Opitz
Síndrome de Edwards.

A microcefalia normalmente é detectada nos primeiros exames após o nascimento em um check-up regular.

Contudo, caso você suspeite que a cabeça de seu bebê é menor do que a de outros da mesma idade ou não está crescendo como deveria, fale com seu médico.

O Ministério da Saúde confirmou recentemente a relação entre o Zika vírus e o surto de casos de microcefalia no nordeste do país em 2015.

A febre zika, ou simplesmente zika vírus, é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya.

Por se tratar de algo novo, não descrito anteriormente na literatura médica, ainda não se sabe exatamente como funciona a relação entre os problemas.

De acordo com o Ministério da Saúde, as investigações sobre microcefalia e o Zika vírus devem continuar para esclarecer questões como a transmissão desse agente, a sua atuação no organismo humano, a infecção do feto e período de maior vulnerabilidade para a gestante.

Em análise inicial, o risco está associado aos primeiros três meses de gravidez.

Buscando ajuda médica

A microcefalia normalmente é detectada pelo médico nos primeiros exames após o nascimento em um check-up regular.

Contudo, caso você suspeite que a cabeça de seu bebê é menor do que a de outros da mesma idade ou não está crescendo como deveria, fale com seu médico.

Na consulta médica

Especialistas que podem diagnosticar uma microcefalia são:

Clínico geral
Pediatra
Neurologista
Neurologista infantil.

Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico da microcefalia.

Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:

Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade
Se possível, peça para uma pessoa te acompanhar.

PARA AS MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM! Onde histórias criam vida. Descubra agora