Há muito tempo eu queria ler este livro : "Persepólis " escrito por Marjane Sartrapi. Somente este ano consegui lê-lo. Foi uma surpresa porque esperava que o livro fosse um relato fugidio de uma mulher que tivesse sobre a pressão do tradicionalismo islã. Que fosse sincero, mas que estaria carregado dos mitos da religião. Qual foi a minha surpresa ao deparar com um relato íntegro, sem pechas de medo. Ao acabar de escrever isto, ficou claro uma coisa para a humildade pessoa que vos escreve : eu esperava que o relato de vida de Sartrapi estivesse no meio de sombras como são os meus próprios relatos. Quando eu escrevo eu possuo na minha mente um "exército censor ", ela , pelo menos não me passou está impressão. Bendita mania que possuímos de procurarmos nossos reflexos no mundo!
Ela é a mulher papo -firme da música do Roberto Carlos! Existe outra coisas entre nós duas a serem analisadas. Apesar de termos vivido em momentos difíceis da história de nossos países (ela, a Guerra Irã e Iraque, eu, a Ditadura Militar ) tivemos origens sociais diferentes. Meus pais, pessoas humildes e ela pertencendo a classe média alta. Mesmo com a censura seus pais, dentro da casa, criticavam a conjuntura política. Meus pais, ao contrário, ficavam silenciosos diante da conjuntura política do país.
Ela teve acesso a livros de ideologia política, eu tive acesso a questões políticas, primeiramente com o professor Rodolfo, de OSPB (matéria criada no período da Ditadura Militar -Organização Social e Política do Brasil ) e depois no magistério que discutíamos mais. Daí no magistério, eu discutia tanto política que uma colega disse que iria votar pra mim (depois que ela falou isso eu fiquei pensando se eu não estava indo longe demais rsrsr ).
Gostei demais da obra, obrigada Marjane Sartrapi
Obrigada por mostrar outro Islão, um Islã com mulheres críticas!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Feminismo
RandomEm 2008 um colega de escola da época, Alexandre, enviou -me um convite para fazer o meu perfil no Facebook! Passou um tempo e em 2011 acabei fazendo e interagindo nesta rede social! Através dos contatos da Cláudia (professora universitária ) adici...