Mitologia Grega

14.8K 600 142
                                    

A mitologia dos deuses gregos é riquíssima, mas não surgiu do nada, Ela é um sincretismo de conjunto de deuses indo europeus e do Crescente fértil camitosemita. A mitologia grega também representa a transição entre a idolatria das forças da natureza (animismo) e a idolatria da força coletiva dos humanos ( tribalismo dos clãs e na sua versão mais recente: o nacionalismo das cidades-estado).

Segundo o mito grego principalmente em Homero e Hesíodo. O Universo foi governado por 3 conjuntos sucessivos de deuses. O primeiro foi responsável pela criação do universo, Eram deuses-forças da natureza, como Eros (Amor), Tânatos (Morte), Nix (Noite), Oceano,... todos liderados por Urano (o Céu) cuja esposa era Gaia (a própria Terra). Muito simbolicamente foram destronados pelo filho mais novo de Urano, Krono ( o Tempo). O deus-filho destronou o seu pai apenas amputando seus genitais, No processo nasceu a poderosa deusa Afrodite.

A segunda geração era chefiada por Krono. Krono, sua esposa a deusa Reia, seus irmãos e os filhos destes eram conhecidos como Titãs. Enquanto os Titãs mandavam no Universo, os humanos de nossa geração foram criados (hominídeos outros haviam existido ,mas foram extintos segundo o mito, que coisa chocante quando comparados as nossas crenças atuais). Krono, com muita razão tb temia ser destronado e devorava todos os seus filhos.Outra simbologia pois o Tempo tb destrói a juventude.

O mais novo dos filhos de Krono não foi devorado por uma maracutaias da esposa Reia. O menino-deus foi criado em Creta, mas quando cresce consegue fazer seu pai vomitar os irmãos vivos! O caçula era Zeus e fazendo um pacto com seus irmãos,inicia uma guerra com os Titãs, que são derrotados. Os deuses vitoriosos mais poderosos: Poseidon, Hades e Zeus resolvem partir o domínio do Universo entre si. Quem controlasse o Céu e a Terra e os vivos, também seria suserano dos outros dois deuses que controlariam os mares e os mortos. Zeus ganhou a supremacia, Hades ficou com o Subterrâneos e os mortos. Poseidon ficou com os mares.Possidon e Hades nunca ficaram satisfeitos com esta partilha.

Os deuses olimpianos são a terceira geração governante do Universo e os mais humanizados dos deuses. Representam o triunfo da força humana coletiva sobre a natureza e concordantemente são os deuses-tutelares de muitas cidades-estado gregas e italianas. Alguns deuses anteriores foram anistiados e protegidos pelos olimpianos (Afrodite, Urano, Gaia), Outros foram aposentados (Oceano por Poseidon, Helio por Apolo e Selene por Artemis), outros foram mantidos no Tártaro. Mas nem todos olimpianos moram no Olímpio e nem todos que estão no Olímpio são da terceira geração.

Os deuses do Olímpo são os deuses mais poderosos dos vários grupos de deuses. Os deuses do Olímpo se dividem em várias classes. A classe superior é formada pelos seguintes deuses:

Zeus - governante dos demais deuses. Hera - deusa que protegia casamentos (irmã e esposa de Zeus). Apolo - deus da luz, poesia e da música. Atena - deusa da sabedoria. Afrodite - deusa do amor e da beleza. Ares - deus da guerra. Poseidon - deus do Mar. Hefesto - deus do Fogo. Ártemis - deusa da caça. Héstia - deusa do coração e da chama Sagrada. Deméter - deusa da agricultura.Hermes - mensageiro dos deuses.

A classe inferior dos deuses é formada por:

Hades - deus dos infernos (irmão de Zeus)Dioniso - deus do vinho, em algumas regiões era tão importante quanto Zeus.Pã - deus das florestas.

As ninfas eram consideradas as guardiãs da natureza e as musas, representavam as artes e as ciências.

Mitologia Grega Onde histórias criam vida. Descubra agora