Escrita Criativa - Parte I

19 2 0
                                    

Vem... sente-se aqui.
Traga papel e caneta. Sim, isso mesmo... papel e caneta.
Vamos fazer a coisa à moda antiga, deixar que os dedos sintam outras texturas.

Neste instante, não é preciso pensar... Apenas respire fundo... mais fundo... um pouco mais.

Olhe ao redor. Pesque com cuidado a primeira palavra que surgir na mente. Anote-a. Sinta-a. Absorva-a. O que ela significa para você? Esqueça o dicionário, ele não importa agora. 
Personifique-a. Faça de conta que ela é alguém... Um alguém repleto de histórias para te contar. Deixe os dedos livres para desenhar palavras... deixe que a chuva torrencial de ideias, frases soltas, imagens, comece a esvair pela ponta da caneta e encharcar o papel.

Não se preocupe. Não racionalize. Somente deixe fluir...

Perceba que novos personagens chegam. Existe um falatório interno. Um movimento caótico que parece não ter fim. Permita-se! Lembre-se de respirar, pois por mais que você esteja mergulhado em si mesmo, há oxigênio em abundância.

Pesque palavras e sentenças nesse caos. Não escolha, apenas lance sua vara. Volte sua atenção para os dedos e liberte-os! Dê o comando para eles efetuarem os contornos que desejarem. Você é somente um instrumento, portanto, seja humilde.

Ser humilde é uma espécie de reconexão com a própria essência. "Humildade" é uma palavra de origem grega que vem de humus, "terra". Reconecte-se com essa "humanidade", essa "terra fértil"... há um arsenal infindável de ideias nesse "lugar". 

Mais uma vez... respire e deixe fluir... Não racionalize!

Note que quanto mais você pesca, mais há o que pescar. Quanto mais você colhe, mais sementes são lançadas. É somente uma questão de permitir. É somente uma questão de exercitar. Não espere a criatividade chegar. 

O que você precisa fazer é escrever e, para isso, são necessárias uma boa pitada de proatividade, uma dose extra de disciplina, colheradas de boa vontade e generosidade para o compartilhar.


  

#300 PalavrasWhere stories live. Discover now