O garotinho apertou as mãos contra as orelhas desejando que aquele barulho todo terminasse. Seu corpo tremia de medo, junto com o chão onde estava sentado. Sua mãe, que estava do outro lado da sala, segurava nos braços, em um abraço apertado, a filha mais nova, que chorava assustada. Assim como a irmãzinha, o menino também estava apavorado e queria correr para junto da mãe, mas ela fazia sinal para que ele não saísse de debaixo da mesa onde estava. A casa inteira chacoalhava, o teto começava a desabar e as paredes balançavam prontas para ruir. O garoto fechou os olhos bem apertados e encolheu-se. Repentinamente, uma grande mão agarrou seu braço magro e puxou-o para trás. O menino abriu os olhos no momento em que seu rosto se encontrou com o peito forte do homem barbudo, que o apertou contra seu corpo e cobriu sua cabeça pequena com as mãos. Imediatamente o coraçãozinho do garoto se acalmou. Mesmo que o mundo estivesse caindo ao redor deles, o garoto sabia que estava seguro nos braços do seu papai.
O pai assistia a destruição da casa que ele mesmo havia construído, enquanto ouvia o estrondo das bombas que explodiam muito próximo dali. E mesmo sentindo-se tão impotente, ele afagava as costas do filho e balançava seu corpo para frente e para trás na tentativa de tranquiliza-lo. A guerra podia destruir todos seus bens materiais, mas ele jamais permitiria que ela assustasse seu menino.
Horas se passaram até que finalmente o bombardeio teve fim. O homem soltou a criança lentamente e sentiu o estômago revirar olhando para os escombros onde antes ficava a sala da sua moradia. Levantou-se, com as pernas vacilando, e apoiou-se no pilar ao seu lado que havia sobrevivido.
- Fique aqui, Rafi. - o pai sussurrou com a voz rouca.
Obediente, o garoto soltou a perna do pai.
Caminhando sobre os destroços e a poeira alta, o corpo do homem estremeceu sabendo o que encontraria atrás de todo entulho.
Rafi observou o pai seguir para trás do monte de concreto, sem entender o que acontecia. Ele esticou a cabeça, mas não conseguiu enxergar nada. Franziu as sobrancelhas ao perceber que não ouvia a voz da mãe, nem da irmã. Porém, de repente, ouviu o choro estridente do pai que o fez se arrepiar. O menino deu um salto ficando em pé.
- Papai! - gritou. - Papai!
- Não venha, Rafi! - o pai gritou de volta, fungando. - Fique onde está!
O garoto encarou as ruínas do seu antigo lar com os olhos arregalados esperando o pai aparecer, mas não o via, apenas ouvia seu choro doloroso. Sua cabeça inocente não compreendia porque alguém, que para ele era como uma fortaleza, acabava-se em lágrimas naquele momento.
Agoniado, Rafi deu um giro com o olhar e fitou uma das paredes que não havia caído. Nela havia uma janela por onde o menino observou o lado de fora, aproximando-se mais da abertura, viu a rua onde sempre brincava. Não parecia o mesmo lugar, não havia mais casas, nem árvores, apenas uma mistura de pedras, concreto e tijolos despedaçados e muita poeira. O menino abriu a boca, espantado, sem compreender o que era aquilo.
- Filho... - o pai chamou e o rapazinho virou-se para trás.
O homem tinha o rosto inchado e vermelho e suas roupas estavam cobertas de sangue, mas para Rafi, tão ingênuo, elas estavam apenas sujas de tinta vermelha. O pai ajoelhou-se e abriu os braços. O garotinho correu e aconchegou-se a ele. O pai voltou a chorar, agora, porém, em silêncio.
- O que é isso, papai? - perguntou a criança, com o rosto enterrado no ombro do mais velho. - Porque está tudo quebrado e caído no chão?
O pai não soube como responder, engoliu em seco e afastou o filho para olhar seu rostinho puro. Então enxugou as próprias lágrimas e, surpreendentemente, sorriu.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Porto Seguro
Short Story"O garotinho apertou as mãos contra as orelhas desejando que aquele barulho todo terminasse. Seu corpo tremia de medo, junto com o chão onde estava sentado. [...] A casa inteira chacoalhava, o teto começava a desabar e as paredes balançavam pro...