Trigo, um cão da raça Galgo afegão, são poucas pessoas que tem um. Uma amiga veterinária de Osasco me ligou pedindo ajuda para ele, pois ela havia achado ele andando na rua no centro da cidade, estava desorientado. Ela precisava que fizesse com ele, e colocou para doação. Mas o trigo não era de bons amigos, aliás ele mordia a gente, enquanto esteve conosco nunca fez amizades nem com os cães, e nem conosco. Muito lindo, mas de uma magreza extrema. a veterinária explicou que são cães de uma raça canina originária do Afeganistão. Oriundo das montanhas dessa nação, chegou à Inglaterra em 1900, como cão de exposição. É considerado um animal caçador, de perseguição, embora seja popular como um glamoroso canino de competições de beleza. Precisa de mais horas no cabeleireiro em concursos de beleza, antes era um excelente cão de caça que perseguia zebras e gazelas. Atualmente, deixou para trás seu passado caçador e se dedica totalmente ao mundo da moda e da companhia.
Depois de meses conosco, ainda mantendo distância, parecia que não sentia confiança para fazer amizade. Colocar ele em doação foi coisa difícil, pois ninguém se interessava por ele ser arredio e mordiscar. Então o deixamos em paz, uma amiga bancava as despesas dele, já que tinha que ser especial. Viveu aqui por longos anos, até quando morreu de noite, sem ninguém por perto. E assim o trigo se despedia, sem contato com humanos diretamente. Acredita eu na época, que era por causa do dono, ou ele tinha sido maltratado, ou sentia falta do dono...
Quem se dedica à Proteção Animal é movido por um sentimento muito forte, a vontade de ajudar e o amor aos animais, que o motiva a se levantar todos os dias e seguir adiante na causa animal, mesmo quando vem o desânimo! A gratificação de ver o antes e o depois de um animal socorrido, resgatado e cuidado por ele, com amor e carinho, sendo adotado e recebendo um lar e vivendo com dignidade e muita afetividade, esse é o maior prêmio e recompensa para quem se dedica à causa animal. O que dificulta a missão do Protetor de Animais é a ignorância humana e a incompreensão, pois, várias pessoas, ainda não entenderam que o animal é um ser senciente, sente tudo que sentimos, dor, tristeza, alegria, amor, têm sua individualidade e necessidades físicas e biológicas.
A insensibilidade das pessoas, também, afeta os Protetores, que, por vezes, não têm apoio e não são entendidos pelas pessoas de seu convívio. Sendo tratados como exagerados, emotivos, sentimentais e, até, como loucos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Reino Animal, um Amor Incondicional
SpiritualVamos juntos caminhar nas estradas com os animais para desvendar o espiritual. Conhecer o que é um protetor de animais e como ajudar. Contarei aqui como foi minha experiência nessa atividade. Momentos de choro, tristezas mas também momentos prazero...