Quando os cães sentem a presença de um espírito, todos devem ficar imaginando como ele faz isso. Eu me perguntei se o períspirito conservava suficientes partículas materiais para afetar o olfato do cão, ou se esse seria dotado da faculdade de ver os espíritos. É um problema que me pareceria útil aprofundar, fui em busca de aprendizado quando cheguei aqui, dizia Lucas. O cão vê ou sente?
— Não sei, pode me dizer?!
─ O olfato, sobretudo, é o fluido magnético. Aprendi com um senhor que lidava com animais e que hoje está na terra encarnada, ele me disse quando lhe indaguei para que desse algumas explicações a respeito.
─ De boa vontade. O fato é perfeitamente verossímil e, consequentemente, natural. Falo em geral, pois não conheço o caso de que tratais.
O cão é dotado de uma organização muito particular. Ele compreende o homem: basta isso. Sente-o, siga-o em todas as suas ações com a curiosidade de uma criança; ama-o, e chega mesmo ao ponto de ─ e disto tem-se exemplos para confirmar o que adianto ─ ao ponto, dizia eu, de a ele se dedicar. O cão deve ser ─ não tenho certeza, entendi bem ─ mas o cão deve ser um desses animais vindos de um mundo já adiantado para sustentar o homem em seu sofrimento, servi-lo, guardá-lo. Acabo de falar das qualidades morais que, positivamente, possui o cão.
Quanto às suas faculdades sensitivas, são extremamente delicadas. Todos os caçadores conhecem a sutileza do faro do cão. Além dessa qualidade, o cão compreende quase todas as ações do homem; compreende a importância de sua morte. Por que não adivinharia a sua alma e por que, mesmo, não a veria?
Aquilo me deixou alarmado, então os animais podem ter evolução e não sabemos, os tratamos como nada e eles para Deus tem tanta importância, que sacrilégio dos homens.
— A vontade humana atinge e adverte o instinto dos animais, sobretudo o dos cães, antes que algum sinal exterior o tenha revelado. Por suas fibras nervosas, o cão é posto em relação direta conosco, Espíritos, quase tanto quanto com os homens. Ele percebe as aparições; dá-se conta da diferença existente entre elas e as coisas reais ou terrenas, e tem muito medo. O cão uiva à Lua, conforme a expressão vulgar; uiva também quando sente vir a morte.
Nestes dois casos, e em muitos outros mais, o cão é intuitivo. Acrescentarei que seu órgão visual é menos desenvolvido que as suas sensações. Ele vê menos do que sente. O fluido elétrico o penetra quase que habitualmente. O fato que me serviu de ponto de partida nada tem de admirável, porque, no momento do desprendimento da vontade que chamava o seu dono, o cão sentia sua presença quase tão depressa quanto o próprio Espírito escutava e respondia ao chamado que lhe era feito."
— Há entre vós uma coisa que sempre vos excita a atenção e a curiosidade. Esse mistério, pois que é para vós um grande mistério, é a ligação, ou antes, a distância existente entre a vossa alma e a dos animais, mistério que, a despeito de toda a sua ciência, o mais profundo, jamais puderam penetrar, assim como o escalpelo não vos detalha a anatomia do coração. Ora, os animais vivem, e tudo o que vive, pensa. Não se pode, pois, viver sem pensar.
Assim sendo, resta demonstrar-vos que quanto mais o homem avança, não conforme o tempo, mas conforme a perfeição, mais penetrará a ciência espiritual, o que se aplica não somente a vós, mas também aos seres que estão abaixo de vós: os animais.
Oh! exclamaram alguns homens, persuadidos de que o vocábulo homem significa todo o aperfeiçoamento, mas há um paralelo possível entre o homem e o bruto?
Podeis chamar inteligência àquilo que não passa de instinto?
Sentimento é apenas sensação? Numa palavra, podes rebaixar a imagem de Deus?
VOCÊ ESTÁ LENDO
Reino Animal, um Amor Incondicional
SpiritualVamos juntos caminhar nas estradas com os animais para desvendar o espiritual. Conhecer o que é um protetor de animais e como ajudar. Contarei aqui como foi minha experiência nessa atividade. Momentos de choro, tristezas mas também momentos prazero...