Aceita que dói menos

2.8K 341 1.1K
                                    

Mas pera, quê? Como assim? Do que você ta falando? A fanfic de quem???

A sua.

Sim, a sua, benzinho. Sua fanfic é um lixo e quanto antes você aceitar isso, melhor para você e para toda humanidade. Quanto antes você aceitar que sua história não é bem feita, mais cedo nós podemos mudar isso.

Porque passar 1/4 da vida no wattpad escrevendo e lendo história ruim não dá, né?

Então aqui vão algumas dikinhas de como transformar seu presente horrível em passado distante! Nesse livro eu irei falar sobre tudo o que tem de errado com as fanfics em geral, doa a quem doer. E se você se doer, amiga, tenho más notícias: você está fazendo tudo errado.

Mas calma, relaxa, respira e senta aqui no colinho que eu te conto como mudar isso.

E antes que alguém possa perguntar minhas qualidades para criticar qualquer coisa, devo dizer que sou uma ávida leitora. Muito mesmo. As pilhas de livros se acumulam aqui em casa e as bibliotecas do wattpad se encontram lotadas. E lidas! Então nada mais justo que uma leitora te mostrar exatamente o que melhorar, certo?

Não vou citar obras em específico nem escritoras aqui, porque, visto que ninguém é profissional, não há motivo pra aturar meu chilique virtual. Então irei apontar os milhaaaaares de erros tão comuns e broxantes que encontro nessas centenas de fanfics já lidas e mostrar o que tanto diferencia um bom livro de uma fanfic zuada.

Mas se alguém quiser que eu critique sua obra em específico, me coloco a disposição para ler e avaliar categoricamente, falando minha opinião sincera mas sem intenção de ofender.

E já que estamos aqui pra criticar esse lixo que é a sua fanfic, vamos começar!

Então faz o seguinte: fecha o wattpad e abre as pernas!
Opa, errei de conselho (guarda esse pra depois)!
Fecha o wattpad e abre um livro!

Brincadeira, não precisa largar nosso querido wattpad não. Mas, se eu puder dar uma dica, é: se baseia no papel! É isso que eu quis dizer com "fecha o wattpad e abre um livro".
Continue lendo e escrevendo fanfic, mas não use isso como referência, porque a maioria está transbordando problemas, sejam gramaticais ou de enredo. Então faz o seguinte: alterna! Lê uma fanfic, depois um livro, então outra fanfic, outro livro...
Sério! Você vai sentir a diferença.

E não estou tentando tirar o crédito das fanfics e dos escritores iniciantes, mas sabemos que se uma história chegou ao nível de ser impressa e vendida é porque primeiro ela passou por uma série de avaliações e correções.

Você não pode querer achar que sua fanfic é do mesmo nível que a saga Harry Potter, queridinha!

Existem sim fanfics maravilhosas (que chegam a ser melhores que muitos livros por aí), mas sabemos quantos horrores seus e meus olhos já viram por aí até finalmente encontrar uma história que vale a pena acompanhar.

Então não desiste, pega seu bilhete dourado do Willy Wonka e sobe na garupa do meu pangaré que eu vou te mostrar o caminho!

Primeiro me responda: qual foi o último livro que você leu? Seja ebook ou livro físico, mas que seja "de verdade", que seja oficial e não fanfic e coisas do gênero. E, principalmente, quando foi?

Se faz mais de um mês que você não sabe o que é tocar num marca-página, então Houston, we have a problem!

Já parou pra perceber que quando somos aliciados (huehue) no submundo das fanfics, acabamos deixando de lado o mundo dos livros? Porque eu já, e não fui a única!
Então desafie-se a ler um livro como próxima história. Melhor: desafie-se a ler um livro e uma fanfic sobre o Harry gostoso simultaneamente! E quando eu falo "simultaneamente", não é pra abrir o livro e o wattpad ao mesmo tempo, mas sim para ler um sem ter terminado de ler o outro. Por exemplo, ler um capítulo do livro, depois um da fanfic, num dia ler por várias horas o livro, no outro ler a fanfic... Além de estimular a memória e o cérebro, você vai poder comparar os dois e não ficar preso só num mundo.

Vai ser tipo Hannah Montana: o melhor dos dois mundos.

Depois me conta como foi.

Se você é fodinha, vai deixando o seu joinha!
Ah não, pera! Isso é só pro YouTube! Bem, nesse caso....
Se você é fodão, não esquece de votar porraaaaaaaaaaaa!!!!

Adoro rimar ;)

Sua Fanfic É Um LixoOnde histórias criam vida. Descubra agora