Capítulo 05

8 0 0
                                    

05 de dezembro de 2016,

Caro celular,
Recentemente descobri o verdadeiro significado da expressão "broxei". Lembram de Jack Jones? O cara da voz incrível que dublou o sapo em Over The Garden Wall? Então, fui atrás da tradução de suas músicas... e são péssimas.

Há uma música que fala o que as mulheres casadas devem fazer para não serem traídas. Se você pensar no contexto histórico - essas músicas foram feitas lá pela década de 60 - até que fazem sentido, mas isso ainda me incomodou.

Por falar em música há uma coisa que estou querendo lhe contar à décadas... The Beatles. Há um tempinho atrás minha mãe pediu para que eu baixasse um filme dos Beatles, que até então ela pensava que era um documentário. Esse filme se chamava "Os Reis do Iê Iê Iê" e não era um documentário, era um filme de fato com os Beatles atuando nele. Eu o assisti sozinha, afinal a minha mãe é extremamente fuleira, e foi então que fui atrás de mais filmes dos Beatles no mesmo estilo. O que mais me encantou nisso tudo foi a época psicodélica dos Beatles.

Clube da Luta me ajudou a entender muito bem a estrutura social predominante em nosso mundo e como esse assunto nos cerca diariamente eu não consigo parar de pensar sobre, foi então que eu encontrei o filme "Yellow Submarine", filme este que, ao meu ver, toca muitos nessas questões. Muitas coisas neste filme são interessantes, a forma como ele coloca Liverpool como um local cinza e mecânico e os pensamentos como colorido, entende? No filme há toda uma brincadeira em relação a essas questões e as músicas ilustram perfeitamente bem tudo isso (como Elenor Rigby que eu quase chorei quando vi a tradução pela primeira vez). Há uma música que não me recordo do nome, mas fala de um homem de lugar nenhum que ele é representado por um ser que tem ações bem robóticas e vive para decorar coisas que não lhe servem de nada no mundo que ele vive.

A arte imita a vida, ou a vida imita a arte?

Com amor,
Manuelita.

DevaneiosOnde histórias criam vida. Descubra agora