Maputo ,bairro de Chamanculo -Março de 2013
O Sol bate sob a minha cabeça e o calor está insuportável. Limpo o suor e tento ajeitar o guarda-sol.
-Quanto é que está amendoim? -questionou um daqueles motoristas de chapa que ali estacionavam.
-5 ou 10 meticais -respondi.
-Peço de 5 .
Entreguei-lhe o plástico de amendoim e ele foi se embora. Minha vida resumia-se naquilo .Tentar ganhar uns trocados com a venda do amendoim ,como forma de ajudar nas despesas de casa .Faço isso desde os 9 anos de idade .Enquanto as outras meninas brincavam, eu estava ali contando moedas .Hoje aos 17 anos ,sinto-me cada vez mais martirizada. Minha mãe grita comigo ,quando não trago dinheiro suficiente e meu pai bate-me. Lá em casa nunca houve amor .Nenhuma palavra de afecto ou um simples abraço .Ninguém nunca disse para eu esforçar-me nos estudos ou ajudar-me nos trabalhos de casa .Estudar era uma escolha minha ,pois se dependesse da minha mãe ,eu já estaria casada a essas alturas .E eu não entendo como esse pensamento arcaico ainda persiste
Já perceberam que eu tenho uma vida infeliz e imensas reclamações .São reclamações de alguém que só gostaria de sair dessa vida miserável .
Essa vida miserável onde não existem prazeres e apenas obrigações .Eu não suporto ter de limpar essa casa sozinha,enquanto os meus irmãos brincam na areia e eu sou obrigada a limpar .Eles são 4 e eu sou uma só .A única menina desta família desestruturada. Um pai bêbado e uma mãe que não toma as rédeas da sua vida .Meu pai bate nela e ela simplesmente mantém-se calada. Cala-se pois teme ser mal falada na zona. Teme pois ,ele é o nosso único sustento.Tem dias que eu sinto vontade de fugir e ir viver num sitio melhor .Mas a verdade é que eu não tenho para onde ir .Os meus familiares vivem todos em Cabo Delgado e os meus pais só vieram a cidade de Maputo para tentar uma vida melhor .Eu não sei se eles pensam que viver nessa casa não rebocada e inacabada, significa vida melhor .Vida melhor é aquilo que eu vejo nas novelas .Mulheres que usam roupas bonitas ,com relógios de ouro e que fazem o que querem .Eu só queria poder ter uma calça decente .Uns sapatos bonitos e algumas roupas para poder ir às festas.Todas as minhas amigas da zona, não pensam como eu .Elas têm pensamento de pobre .Definição de felicidade para elas ,é ter um marido pobre e muitos filhos .Elas dizem sempre que eu sou ambiciosa e que quero ter vida boa .Quem não quer ter ?Eu pergunto.Sou ambiciosa sim e apenas preciso de uma oportunidade para poder mudar o meu estilo de vida .
O dia hoje foi calmo e quase ninguém comprou nada na banca .Tem dias que tenho vontade de levar o dinheiro e comprar algo pra mim .Mas facilmente o meu pai descobriria e iria bater-me como se eu fosse um animal .É assim que eu me sentia ,um animal perdido na selva e sem chances de vencer .
Desfaço a banca cuidadosamente e vou guardar no armazém .
Vou para casa ,para fazer o jantar .Não tinha muitas opções e pela 2a vez na semana ,vou cozinhar cacana com xima. Pelo facto de não termos uma geleira em casa ,não posso cozinhar grandes quantidades ,pois corre o risco de apodrecer .Mamã sempre diz para eu pedir aos vizinhos para guardar nas suas casas ,mas eu acho uma humilhação .
No caminho para casa ,oiço uma buzina. Um senhor chama por mim .
-Mana moça.
Finjo que não oiço e continuo no meu trajecto .
-Eu sei que ouviste -Disse com um olhar pretensioso.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Ela
أدب نسائيEla é uma mulher fatal .Bem resolvida sexualmente e conquista com sua sensualidade .Ela gosta de luxo e de dinheiro fácil. Seu corpo é seu instrumento de trabalho e é essa a sua única forma de conseguir tudo aquilo que quer . As mulheres chamam-lhes...