Como esse também não é o foco desse meu texto, apenas reescrevo os 6 passos escritos por Ricardo Franco de Lima e Suely Sales Guimarães.
1) Mude um por vez
Escolher não é simples, disse a poeta Cecília Meireles em Isto ou aquilo. (eu também escrevi sobre escolhes nesse outro texto). A chance de ter sucesso aumenta quando nos dedicamos a uma meta por vez. Do contrário, o risco de falhar diante de tantas incumbências é maior. E a vontade de desistir também.
2) Pense em soluções possíveis
Se a ideia é fazer exercícios, comece com uma caminhada, não uma prova de corrida de 5 km. Programe-se para praticá-la perto de casa, não numa academia aonde você só chega de carro ou ônibus. Não crie ciladas. Gaste energia em pensar em como fazer dar certo.
3) Estabeleça uma meta e uma recompensa
É um reforço positivo. Estabeleça uma periodicidade para a meta. Quando alcança-la crie uma nova até que aquela atitude vire um hábito. Pense numa recompensa: uma sessão de massagem ou um presente.
4) Anuncie a mudança
Ter uma rede de apoio é fundamental. Conte para a família e para os amigos mais próximos o que você decidiu mudar. Participar de uma comunidade cujas pessoas vivenciam a mesma situação ajuda. É importante ter alguém para dividir as angústias e as conquistas.
5) Registre os progressos
Pode ser uma planilha, um papel na porta da geladeira e até uma dezena de post-its na porta do armário do quarto. Anotar os progressos e vê-los diariamente vai motivar.
6) Não desista quando os obstáculos aparecerem
Mudar de hábito é desafiador. Se uma vez não deu certo, não desanime. Pense numa estratégia para evitar que se repita.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O poder do hábito para empreendedores
Non-Fiction"Somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito" - Aristóteles