Sem-Amor

5 0 0
                                    

Um sem abrigo é alguém que não têm onde ficar, alguém que não tem possibilidades financeiras, e que, por momentos, perdeu até a esperança de viver. Deambulo em plena cidade de lisboa, descontraída, com o meu ar ingénuo e deparo-me com um sem-abrigo (algo habitual). Estava deitado no chão, pensei para mim que ele devia estar à espera da morte, este reparou no meu olhar preconceituoso e disse que só estava à espera da noite. Não percebi bem o que ele queria dizer com aquilo,toda a gente esperava a noite para poder se reunir com a família, para chegar a casa depois de um longo dia de trabalho e descansar, mas se ele não tinha família para  jantar e muito menos casa e se a noite era gelada, porquê que ele ansiava o anoitecer? Ele disse-me que a noite era dos apaixonados, dos poetas e das prostitutas, de seguida levantou a cabeça, dirigiu-se a mim, perguntou-me qual deles eu achava que ele era. Fiquei paralisada, de seguida ele riu-se e disse que não era nenhum dos três mas que fora. Tinha sido um louco apaixonado que todas as noites se encontrava com a sua amada. Cheguei-me mais perto( este despertou a curiosidade e o interesse em mim) achei que precisava de alguém para desabafar e esse alguém que ele escolheu teria sido eu. O sem-abrigo tinha sido um louco apaixonado, que se tinha atirado de cabeça para o fundo do poço. Perdeu tudo, primeiro o amor, depois o emprego, a família e os amigos, por ultimo a sua vontade de viver. Tudo por culpa do amor que tivera perdido e que lhe tinha posto naquele banco de jardim. Ele disse que tinha vontade de viver (coisa que a sua cara e angústia no olhar contradiziam) e que adorava ouvir os pardais, disse-me que tinha os seus amigos de rua aqueles com quem gostava de jogar uma boa suecada, no entanto o que mais me marcou foi o facto de ele não ter amor, ter perdido o gosto de amar. O senhor que dormira naquele banco de jardim, desta vez com as lágrimas nos olhos e com a cabeça baixa, perguntou-me o que eu o considerava, um sem-abrigo ou um sem-amor? 

You've reached the end of published parts.

⏰ Last updated: Jun 28, 2020 ⏰

Add this story to your Library to get notified about new parts!

Sem-amorWhere stories live. Discover now