A OBEDIÊNCIA

20.3K 54 2
                                    

Foco do Estudo:

Descortinar para o cristão o seu único caminho: a obediência. E mostrar as conseqüências de se querer fazer desvios no caminho traçado pelo Senhor.

Referências bíblicas:

Textos base:
João 14: 21

Textos para consulta do Líder:
I Sm 13: 13-14, 15: 22-23;
At 5: 29;
Fl 2: 8; 
Tg 1: 22-25;
Hb 13: 17

Introdução:

Os passos do Senhor Jesus nesta terra abrem um caminho de obediência. A obediência é o princípio orientador da vida cristã, e envolve um compromisso total, significando que queremos obedecer. Viver em obediência é aprender a viver como Deus quer. É aprender a ser a pessoa que Deus nos criou para sermos. A verdadeira santidade consiste em fazer a vontade de Deus com um sorriso.

“Mas aquele que considera atentamente na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente mas o poderoso praticante, esse será feliz no que realizar.” (Tg 1: 25)


1º Estudo – A obediência

Quem é obediente?

O cristão obediente é aquele que está comprometido com Deus, que vive debaixo da autoridade da Palavra de Deus e, por isso, submete-se aos seus líderes. “Obedecei aos vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas como aqueles que hão de dar conta delas; para que façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil” (Hebreus 13: 17). O obediente é aquele que ouve a Palavra e a pratica. Quando começamos a viver a vida obediente, abrimo-nos para receber o amor de Deus e tudo que ele tem para nós. Fazemos assim a surpreendente descoberta de que estamos nos transformando naquilo que Deus nos criou para sermos.

Desobediência – a antiga serpente

A desobediência é a raiz de todo pecado. Ela é a fonte de todo mal que existe no mundo, sendo responsável por todo o sofrimento que enche os jornais de notícias na televisão todos os dias. Acima de tudo, a desobediência destrói nosso relacionamento com Deus.

Desobediência é rebelião – queremos fazer as coisas à nossa moda. Essa é a filosofia da maioria das pessoas hoje em dia. Desde o éden, com Adão e Eva, desligamo-nos de Deus pela desobediência. Fizemos nossos pequeninos deuses do materialismo e do egoísmo. E até o cristianismo de hoje é afetado por essa filosofia demoníaca, onde o homem e a busca de satisfação própria assumem o centro do universo e não a pessoa de Deus.

As perguntas contemporâneas: “De que forma isto irá me beneficiar?” “Quanto vou ganhar com isso?” Vêm dominando até mesmo nossa apresentação do evangelho. E com isso somos levados a esquecer que Jesus nos chamou para uma vida de disciplina, compromisso e obediência. Temos hoje muitos cristãos, mas pouca obediência. Temos muitas pessoas religiosas, mas poucos discípulos.

“Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça a sua Palavra? Eis que o obedecer é melhor que o sacrificar, e o atender é melhor que a gordura de carneiros.” (I Samuel 15: 22)

Pergunta para debate na célula:

1) O que significa para você a expressão: “Obedecer é melhor do que sacrificar”?

Resposta pessoal. Obedecer de coração a Palavra de Deus é melhor do que qualquer forma exterior de adoração, serviço a Deus ou abnegação pessoal. O culto, a oração, o louvor, os dons espirituais, e o serviço a Deus não têm valor aos seus olhos, se não forem acompanhados pela obediência explícita a Ele e aos Seus padrões de retidão.

Módulo De Celúla 2Onde histórias criam vida. Descubra agora