Sabia que a maioria dos livros/filmes/séries que você acompanha tem algo em comum? Harry Potter (Saga Harry Potter), Katniss Everdeen (Saga Jogos Vorazes), Percy Jackson (Saga Percy Jackson e os Olimpianos) e Jon Snow (As Crônicas de Gelo e Fogo) possui a jornada do herói como a base do enredo.
Não vou enrolar contando cada detalhe dos heróis, mas darei um exemplo fácil para o entendimento. Começando por um ciclo que pode se repetir (Atenção: não é necessário que esteja exatamente em ordem, você pode altera-lo a seu bel-prazer em sua história), as fases deste são:
▪️ Mundo Comum - Aqui vemos o herói em seu ambiente comum, sendo apresentado ao leitor. É o ambiente que o personagem ou herói conhece bem, a zona de conforto. É a vida cotidiana e suas atividades: a casa, o trabalho, a escola, a academia.
Vemos isto em:
Harry Potter e a Pedra Filosofal - Harry está vivendo na casa dos tios até então, onde é apresentado como um menino que é oprimido pelo primo Duda (um garoto mimado e chato), pela tia Petúnia e pelo tio Válter.
Percy Jackson e o Ladrão de Raios - Perseu "Percy" Jackson - 12 anos - vive com a mãe e o padrasto detestável, Gabe "Cheiroso" Ugliano, em Nova York, EUA. Frequenta a escola com seu melhor amigo que anda de muletas, chamado Grover, mas tem problemas com as disciplinas, por ter dislexia e TDAH.
▪️ Chamado à Aventura - É o ponto quando o herói se dá conta de que as coisas à sua volta vão mudar. É o mesmo que um profissional que se vê obrigado a sair da mesmice.
Vemos isto em:
Harry Potter e a Pedra Filosofal - Um certo dia, entre as cartas que chegaram pelo correio, está uma carta de Hogwarts endereçada à Harry Potter. Sabendo do que se tratava, os tios fizeram de tudo para que o garoto não lesse a carta.
Percy Jackson e o Ladrão de Raios - Em uma excursão com a escola no Museu de História Natural, ele é atacado pela sua professora que, na verdade, é uma Fúria (divindade infernal) e é assim que ele descobre que é mais do que um ser humano comum.
▪️ Recusa ao Chamado - O personagem recusa ou demora a aceitar o desafio ou aventura. Geralmente, porque tem medo. Logo, porém, vem uma motivação desconhecida.
Vemos isto em:
Harry Potter e a Pedra Filosofal - Neste caso quem recusa é tio Válter, que nega abertamente a ida do sobrinho a Hogwarts, chegando até a enlouquecer com as constantes cartas que invadem a casa.
Percy Jackson e o Ladrão de Raios - (no momento não me recordo da recusa do chamado neste livro, caso lembrem, comentem aqui)
▪️ Encontro com o Mentor - Aqui o herói se encontra com o ser que o fará mudar de ideia, induzindo-o a seguir a sua jornada e sair da comodidade. Sendo mais simples, é quando o herói encontra o mentor, que o convence a aceitar o chamado e passa a ser o responsável pelo desenvolvimento de suas habilidades, "aprimorando-o".
VOCÊ ESTÁ LENDO
Guia do Escritor
Non-FictionDificuldades na construção de personagens? Bloqueio criativo? Este guia ajuda o escritor nos obstáculos que enfrentará durante toda a construção de uma obra literária. Dicas e truques existem para quem precisa deles. Aqui serão disponibilizadas tabe...