Ao chegar em seu escritório, Jó deixa suas coisas sobre a mesa e vai ao banheiro, procurando um pouco e privacidade para fazer uma oração antes de ir à copa conversar com o Roberto.
- Pensei que você tivesse esquecido - fala Roberto com Jó que acabara de chegar.
- Que isso, Roberto? Esquecer? - responde Jó indo pegar um copinho de café e alguns biscoitos para acompanhar - Marta me ligou agora prá confirmar aquela excursão das crianças na Europa.
- Puxa, que ótimo. No ano que vem acho que vou mandar meus dois garotões prá essa excursão também. Já tive ótimas recomendações sobre ela. Dizem que é uma excelente experiência internacional para as crianças, além de ser bem divertido.
- Com certeza. - responde Jó - Assim que a minha turma chegar de lá a gente reúne as famílias prá poder compartilhar a experiência.
- Certo, Jó - responde Roberto - Mas eu quis conversar com você por outro motivo. Dá uma olhada nisso aqui.
Roberto tira algumas folhas de papel de um envelope e os entrega a Jó. Ele começa a ler o documento. Era a impressão de alguns e-mails da Presidência para a Diretoria sobre o caso do uso indevido de informações privilegiadas. O primeiro e-mail foi dirigido ao sr. Alberto indicando evidências do uso destas informações e questionando quais medidas poderiam ser tomadas para sanar esta situação. O e-mail seguinte, que fora enviado do sr. Alberto para a Presidência indicara algumas sugestões de medidas a serem tomadas e indicava o Roberto como suspeito com afirmações incorretas e incompletas sobre o seu trabalho como gerente e da sua equipe, usando alguns desacordos de ponto de vista de ambos como indicativo de rebelião e uma 'alavanca' para tirar ser retirado do posto e assumir a Direção do setor. O terceiro e-mail alertou o sr. Alberto sobre as acusações que fazia, dizendo não ser prova suficiente nenhum dos argumentos descritos, além de alertar que seria muito perigoso fazer tais afirmações via e-mail e marcava uma reunião da Assessria da Presidência com o sr. Alberto para decidirem sobre as medidas a serem tomadas.
- Caramba, Roberto, não sei nem o que dizer. - comenta Jó
- E isso não é tudo. Já abriu o seu e-mail hoje?
- Não, ainda não. Liguei a minha máquina e vim prá cá. - responde Jó.
- Pois então, o sr. Alberto marcou uma reunião com todos os gerentes para hoje à tarde de caráter urgente e de assunto sigiloso. Só pode ser isto. Ah! Aquele safado, assim que ele chegar vai ouvir umas... - Esbraveja Roberto no limite do seu controle emocional.
- Calma, Roberto - fala Jó, tentando conter o amigo. - Você conhece a presidência. Está bem claro aqui na resposta deles que todas as acusações contra você, ainda que fossem fundadas não o classificariam como culpado sem uma averiguação profunda. Eles são extremamente conservadores e cautelosos. Se começar algum tipo de confusão aqui no setor que possa afetar os funcionários eles afastam você prá você poder 'refrescar' e a coisa pode ficar ainda pior, porque ele podem interpretar a sua atitude de forma errada.
- Como você me chamou aqui - continua Jó, aconselhando Roberto - sabe que eu poderia te ajudar e o meu conselho prá você é: faça de conta que você não tem conhecimento nenhum disso, sem mentir, pois se isso foi parar na sua mão, por qualquer meio que seja, é uma informação da qual você não deveria estar sabendo e isso pode te ser questionado e levado em consideração contra você numa eventual investigação.
- Mas o Pereira - interrompe Roberto - foi pegar umas cópias que havia tirado do relatório e não percebeu que esses documentos estavam no meio. Quando o elechegou na sua mesa para organizar o relatório percebeu que realmente que havia alguns emails ali que não faziam parte do relatório. Ele correu para devolver os papéis, mas já não tinha ninguém na sala da Diretoria. Caminhando de volta à sua mesa, percebeu que havia alguma coisa naqueles e-mails impressos, leu-os e os entregou para mim, dizendo que havia ali algo que eu deveria saber e que se perguntassem, não tinha sido ele que havia me dado aquilo. Li esse material ontem no final do expediente, fiquei muito nervoso mesmo e me contive para não ligar para o Alberto naquele momento mesmo e lhe 'dizer umas verdades'. Em seguida orientei o Pereira a não contar para ninguém...
VOCÊ ESTÁ LENDO
Clássicos Bíblicos Recontados - Volume 1
SpiritüelPremiações: >> 3º Lugar na categoria "Espiritual" do Concurso Gosick >> 2 º LUgar na categoria "Espiritual/Feminina" do Concurso Masterbook Sinopse: Como seriam as histórias dos personagens bíblicos mais famosos se eles vivesse...