Fase Brilhante
— Sublime és tu, bradei eu, lançando-lhe os braços ao pescoço. Com efeito era impossível crer que um homem tão profundo pudesse chegar à demência; foi o que lhe disse após o meu abraço, denunciando-lhe a suspeita do alienista. Não posso descrever a impressão que lhe fez a denúncia; lembra-me que ele estremeceu e ficou muito pálido.
Foi por esse tempo que eu me reconciliei outra vez com o Cotrim, sem chegar a saber a causa do dissentimento. Reconciliação oportuna, porque a solidão pesavame, como um remorso, e a vida era para mim a pior das fadigas, que é a fadiga sem trabalho. Pouco depois fui convidado por ele a filiar-me numa Ordem Terceira; o que eu não fiz sem consultar o Quincas Borba.
— Vai, se queres, disse-me este, mas temporariamente.
Eu trato de anexar à minha filosofia uma parte dogmática e litúrgica. O Humanitismo há de ser também uma religião, a do futuro, a única verdadeira. O cristianismo é bom para as mulheres e os mendigos, e as outras religiões não valem mais do que essa: orçam todas pela mesma vulgaridade ou fraqueza. O paraíso cristão é um digno êmulo do paraíso muçulmano; e quanto ao nirvana de Buda não passa de uma concepção de paralíticos. Verás o que é a religião humanística. A absorção final, a fase contractiva é a reconstituição da substância, não o seu aniquilamento, etc. Vai aonde te chamam; não esqueças, porém, que és o meu califa.
E vede agora a minha modéstia; filiei-me na Ordem Terceira de ***, exerci ali alguns cargos, foi essa a fase mais brilhante da minha vida. Não obstante, calo-me, não digo nada, não conto os meus serviços, o que fiz aos pobres e aos enfermos, nem as recompensas que recebi, nada, não digo absolutamente nada.
Talveza economia social pudesse ganhar alguma coisa, se eu mostrasse como todo equalquer prêmio estranho vale pouco ao lado do prêmio subjetivo e imediato; masseria romper o silêncio que jurei guardar neste ponto. Demais, os fenômenos daconsciência são de difícil análise; por outro lado, se contasse um, teria decontar todos os que a ele se prendessem, e acabava fazendo um capítulo depsicologia. Afirmo somente que foi a fase mais brilhante da minha vida. Osquadros eram tristes; tinham a monotonia da desgraça, que é tão aborrecida comoa do gozo, e talvez pior. Mas a alegria que se dá à alma dos doentes e dospobres é recompensa de algum valor; e não me digam que é negativa, por sórecebê-la o obsequiado. Não; eu recebia-a de um modo reflexo, e ainda assimgrande, tão grande que me dava excelente idéia de mim mesmo.