Recentemente foi proposto o PL 704/15, um Projeto de Lei que quer proibir as festas open bar; tal projeto é de autoria do deputado Roberto Andrade (PSB) e vem repercutindo bastante. O deputado alegou que os principais motivos do PL seriam o consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade e até mesmo o consumo excessivo de tais bebidas por adultos.
O autor não foi devidamente apoiado, apenas um político concordou com o projeto, o deputado Leandro Genaro (PSD), que afirmou com prontidão: "O ser humano tem muita dificuldade com limites, não exercendo pleno controle sobre as próprias ações a não ser que saiba que haverá punição prevista em caso de mau comportamento. Dessa forma, qualquer medida de restrição ao álcool terá sempre o meu apoio".
Os demais integrantes do senado foram totalmente contra o PL, e usaram alegações como "o problema do consumo excessivo de bebida alcoólica é cultural" "A proibição da venda de bebidas alcoólicas nos estádios não deu certo. As pessoas passaram a beber do lado de fora, o que aumentou bastante a bagunça no entorno do Mineirão e do Estádio Independência" e diversos outros argumentos.
Em minha opinião, concordo com a maioria do senado; a proibição de tais festas não resolveria nenhum dos problemas citados pelo deputado. Com as festas não sendo open bar o preço dos ingressos seriam obviamente reduzidos, e os participantes usariam o dinheiro dessa redução comprando bebidas da mesma forma. Quanto aos menores, já temos uma lei em vigor que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores de dezoito anos, e podemos ver que tal lei não é eficaz, por que essa seria? Fazendo uma analogia seria como um marido que encontra a mulher com o amante no sofá, e para tentar resolver o problema, "vende o sofá"! Sinceramente acho que a questão tem mais haver com a estrutura familiar do que legislativa.
Precisamos parar de "tampar o sol com a peneira" e focar nas raízes do problema! Talvez se os políticos investissem mais na educação isso não seria tão freqüente e preocupante, teríamos cidadãos mais educados, esses cidadãos formariam famílias com melhores estruturas familiares, morais e éticas , e assim uma melhor sociedade, que não teria tais problemas e nem muitos outros como: violência, desacato, preconceitos, corrupção,imprudências etc. Chegamos á conclusão de que a educação é a base para a solução de todos ou quase todos os problemas sociais; por que não investir nisso ao invés de perder tempo distraindo a população dos "reais problemas atuais" com leis superficiais e inúteis?!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Tampando o sol com a peneira...
Non-FictionFazendo uma analogia seria como um marido que encontra a mulher com o amante no sofá, e para tentar resolver o problema, "vende o sofá"! Não faz sentido...