Eu me sentia cada vez mais seguro com as minhas atividades na fazenda , fazia meu serviço , , obedecia cegamente , com receio de ser castigado, e assim meus dias iam entrando e saindo sem que eu tivesse maiores tormentos , mas , eu tinha descoberto muita coisa convivendo lá e a tudo eu ficava de boca fechada , como os conselhos que havia recebido de pai Tonho, eu ouvia e via e fingia que nada via.Nunca mais eu vi a dona do rio , e também não me interessei por negra nenhuma , eu num tinha este fogo por elas e eu num sabia quando o amor ia aparecer , mas com o medo que eu tinha de estar me metendo em alguma confusão,eu mal olhava elas direito , num sentia que era a hora , e vivia dessa forma., ... Os dias indo e vindo entre trabalhos pesados e festas na senzala aos sábados onde tínhamos uma folga ... Queria viver , me tornar um escravo de ganho , e ter uma vida mais digna ., mas quase eu me dava muito mal , e fui salvo por conta de meu silêncio , , eu , vivia pelos arredores da casa, podia entrar e sair , , afinal eu era o escravo do jardim , e este estava ficando uma belezura , e a baronesa estava encantada ., mas o que vi , me deixou pasmo ; Estava eu andando , com pressa para ver a plantação de um capim atrás dos arredores da fazenda , é que a parte de trás desta , precisava de um trato melhor, eu queria que a casa da fazenda toda ficasse rodeada de florzinhas e o capim que ia ver dava umas bem bonitas , mas precisavam ser amaciadas pelas minhas mãos e assim fui caminhando até os fundos , e lá , não muito distante ficava , uma cavalariça , , mas não estava ativada , pois precisava ser cuidada e o barão junto com o administrador da fazenda mais seu Germano ia ver o que ia ser feito já que os cavalos estavam instalados em outro local, pois bem , eu arrodeei a casa da fazenda , e lá , mesmo eu estava ouvindo uns gemidos , uns sons estranhos de bicho com dor , e eu sei lá mais será que era? , , aí a curiosidade desse preto aqui falou mais alto, e eu fui andando devagarinho para ver do que se tratava e aí eu vi , o barão e a negra Anésia em posição de ataque ,o barão estava sem as calças , estas estavam arriadas até a metade e a negra estava a mostrar os seios , eu fiquei petrificado , pois nem sabia que o barão havia chegado , e só ouvi os gemidos dela e ele , atacando com uma fome danada , eu , na hora de sair de fininho, pisei em um pedaço de pau , que eu nem sei como estava ali e fez um barulhinho , que foi ouvido , por que os gemidos de dentro logo cessaram , eu me escondi entre as moitas e prendi a minha respiração , se fosse pego eu ia morrer , aí a negra saiu para fora para ver o que era , e voltou dizendo que não tinha visto nada , mas a negra safada me viu e eu fiz sinal colocando o dedo em minha boca , e ela arregalou os olhos e saiu e foi ter com o barão , aí eu aproveitei e saí em disparada para a frente da casa e estava suando devido ao susto , mas me recuperei , logo , eu nada tinha a ver com a vida do patrão e como disse eu queria viver . e foi o que eu falei para Anésia mais tarde quando ela me procurou , pedindo que eu ficasse de boca fechada , eu virei para ela e disse --- você tem sua vida e ela é sua, eu sou apenas um negro tentando viver , chegar a ter uma vida melhor , nada tenho com a sua , eu num vi nada , num sei do que vosmecê está falando aí ela entendeu que eu num ia falar o que eu num vi , ou vi , né?, e foi que dali em diante eu passei a ter a amizade e a gratidão dela , e ficou sendo o nosso segredo .Anésia era a mucama de sinhá , e pelo que eu sabia , esta , não vivia sem a presença desta negra , ela era quem fazia tudo para a patroa, até a comida , ela se metia , e tinha carta branca para tudo na casa , era como se fosse ente da alta confiança ', se bem que , negro num tem vez, é escravo mesmo e ela era uma negra bonita , da pele viçosa , chegava a brilhar no sol de tão brilhante que era , , eu que num ia me meter em vida de ninguém , e inda mais com o medo que eu tinha , assim eu ganhei a sua amizade e passei a comer melhor , ela sempre que podia me dava um pouco mais , pois ela cozinhava gostoso eu só fazia dizer , --- num se aperrei , não carece dona Anésia , mas ela fazia questão e eu aceitava que de bobo eu nada tinha .E foi deste jeito que ela, comprou o meu silêncio , eu num ia falar nada , que não me compete , mas ela queria se precaver , acho. e o barão hein ? , depois eu soube que Anésia não era a única e ele se deitava com as ais novinhas , tirando-lhe a mocidade , ele gostava disso , negra nova era com ele , tinha que deitar com ele antes de ter negro , mas algumas escapavam , algumas ele não apreciava , mas Anésia era coisa antiga , e eu fui ficando cada vez mais calado com o que eu via e ouvia .
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Dedo de Deus (Obra não revisada)
Roman d'amourEsta obra retrata a vida do escravo Inácio que superou todas as suas provações, na dura vida da senzala, seus medos e tormentos a que a escravidão lhe submetia. Em meio a todas essas injustiças, apaixonou-se por uma mulher branca que vinha ser sua s...