A capela foi erguida depois de um mês , e ficou muito bonita , depois que foi feito alguns milagres com a nossa senhora , é que nós aprendemos a gostar , o padre ensinou as orações, mas muito de nós que ia para a fila , e ia rezar a mando de seu Germano , e de seu Gonçalo , num entendia muito e num tinha fé nela , e só depois que soubemos dos pedidos recebidos e aceitos pela santa é que passamos a acreditar e a rezar com a certeza no coração a cada milagre que era conseguido realizar por nós , como no caso do Quintino que se libertou e fugiu após pedir a ela e também por causa de um milagre que uma negra recebeu , ela estava doente , e num queria morrer e largar a vida , por pior que esta fosse e em febre , por dias , ela foi ficando melhor , e melhor e após ter implorado por ajuda a santinha . Sinhá Rosa , a minha senhorinha começou a me ensinar a ler , ela queria que eu aprendesse , e eu tava indo bem e rápido e tudo que eu sabia eu ensinava aos meus companheiros de senzala , e aqueles que queriam aprender se reuniam comigo , nos dias que nós tinha folga , e muito deles aprenderam, outros desistiram , no meio do caminho , mas eu procurava aprender tudo e passar para eles , e a sinhazinha tava feliz porque eu aprendia rápido e porque eu tava ensinando , depois ela disse que ia me ensinar a escrever , e era uma coisa de cada vez até eu pegar tudo , era para num confundir as minhas ideias . e eu aprendia muito ligeiro, somente os mais revoltados é que num queria aprender , queriam aprender a fugir e ficavam de prosa , entre eles , e o que eles gostavam mesmo era , quando não estavam tramando fugir era de dançar capoeira , eu também gostava , mas eu tava entusiasmado com a leitura , e num .queria desagradar minha sinhazinha.Eu ouvia o plano de fuga de Severo enquanto fingia dormir e ele tava cada vez mais raivoso com seu Germano , por conta que agora ele chicoteou um negro até a morte , porque o negro desobedeceu e xingou ele e disse que num ia mais fazer o serviço porque tava com fome e tava se sentindo fraco , aí seu Germano que já tava com uma raiva , levou ele para o tronco e deu as chicotadas que era para ele aprender e servir de lição para os outros que tava desafiando ele e ele morreu na frente de todos e não se sabe se a causa maior foi só as lombadas que recebeu porque ele tava fraco mesmo , e quando a sinhazinha soube exigiu do barão que mandasse o seu Germano embora e foi uma confusão daquelas , porque o pai dela nunca que ia mandar seu Germano embora porque ele era bom para os serviços e que escravo desaforado tinha que ser castigado pro molde respeitar seus superiores , a sinhazinha deixou de falar com o pai e disse a mim que só num ia embora da fazenda por causa de mim , que num queria ficar sem eu. Maria Crioula, tava de chamego com ele , mas ela num queria se juntar mais ele porque ele tinha feito tantas maldades que ela imaginou que ele podia fazer isso com ela também, e depois que ouviu os conselhos de pai Tonho , ela aquietou , e como vivia na casa grande ajudando com a negra Anésia , ela se deu por vencida e foi esquecendo e tratando de viver , até que aparecesse um negro bom , ela tava aceitando a vida de escrava com as prosas que tinha com pai Tonho , ela foi se modificando e um dia eu vi ela na beira do rio , colocando á mãe das águas o seu agradecimento, eu passei em respeito de longe, porque a dona das águas ia receber o seu agradecimento e eu num queria atrapalhar e depois a sinhazinha num tava lá hoje porque tava se sentindo acamada e eu tava por demais aflito com essa doença dela , ela se entristeceu , se aborreceu e ficou desse jeito e num havia jeito que fizesse ela ficar de bem com o seu Gonçalo o barão, e ele num podia dar jeito por que o escravo morreu e ele num tinha como ressuscitar ele , e num podia mandar o malvado de seu Germano embora , ; a minha sinhazinha ficou muito aborrecida , e até sinhá Acácia pediu para eu e a negra Jacinta ir ver o pai Tonho , e este me deu umas ervas que eu dei a sinhá escondido do barão para baixar a febre dela que tava alta eu queria ver ela , mas eu não podia , por que o barão tava endemoniado e quando ele tava assim era melhor esperar , porque ele era pior que seu Germano .Passei vários dias querendo ver a sinhazinha Rosa , mas só pude ter notícias dela através de Jacinta e da negra Anésia , as ervas de pai Tonho tinha baixado a febre e ela já tava se alimentando um pouco, tava ficando corada novamente e não tinha mais a febre , e eu estava na expectativa , e com saudade e rezava dia e noite para que ela melhorasse , o meu amor pela sinhazinha era muito grande , eu num podia mais viver sem ela , ela era meu querer e minha felicidade , até desisti de ser escravo de ganho , para ser escravo dela , mesmo se fosse alforriado um dia , eu amava ela .. e queria servir ela para sempre . .
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Dedo de Deus (Obra não revisada)
RomanceEsta obra retrata a vida do escravo Inácio que superou todas as suas provações, na dura vida da senzala, seus medos e tormentos a que a escravidão lhe submetia. Em meio a todas essas injustiças, apaixonou-se por uma mulher branca que vinha ser sua s...