Capítulo 32 - É CHEGADA A HORA - LIBERDADE !

136 8 0
                                    

Anos depois...

O movimento abolicionista tinha grande força no país, mas o Brasil foi o último país independente do ocidente a erradicar a escravatura, e após uma longa batalha dos abolicionistas para acabar com a escravidão, no século XIX é sancionada, a Lei Áurea , que visava libertar todos os escravos que depende dos senhores de engenho e da elite cafeeira.

A princesa Isabel , assinou , tendo nas mãos um pergaminho, feito com pele de ovelhas e cabras, libertando , todos os escravos .


LEI 3.353 DE 13 DE MAIO DE 1888
DECLARO EXTINTA A ESCRAVIDÃO NO PAÍS.
A PRINCESA IMPERIAL REGENTE, EM NOME DE SUA MAJESTADE , O SENHOR D. PEDRO II FAZ SABER A TODOS OS SÚDITOS DO IMPÉRIO QUE A ASSEMBLÉIA GERAL DECRETOU E ELA SANCIONOU A LEI SEGUINTE

ART 1- É DECLARADA EXTINTA DESDE A DATA DESTA LEI A ESCRAVIDÃO NO BRASIL
ART 2- REVOGAM-SE AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO

O povo se aglomerava em frente ao paço, ao saber que já estava sancionada a grande lei , a alteza foi chamada , e apareceu na janela, e foi saudada por gritos de viva !viva!
Essa medida foi um bem que se fez a todos os escravos, que viviam no Brasil.
Mas isso aconteceu depois de muito tempo , e o dedo de Deus , fez a justiça , muito embora soube-se que num foi por livre vontade , pois havia interesses em questão , mas Deus , tava presente quando aconteceu e o sei dedo , foi o que nos libertou.
Mas os problemas só seguem outros rumos , e eu tô aqui com fé e amor , para lutar pelos meus direitos, porque ainda tínhamos muito o que caminhar , sem ter que deixar para trás nosso passado de dor , e desumanidade.

O Dedo de Deus (Obra não revisada)Onde histórias criam vida. Descubra agora