Capítulo 16

12 6 0
                                    

Rhaast e Sheldon seguem de navio para uma ilha. Essa ilha é onde os vikings estão acampados. Agora, a ilha também comporta os piratas, que estão auxiliando os vikings na luta contra a tirania da rainha Rose. O alienígena e o astrofísico avistam o território e veem dezenas de pessoas que estão ali somente para sentir a terra sob os pés, pois suas verdadeiras aptidões são encontradas sobre o mar. Três barcos ancorados às margens revelam a nova missão: Vladimir pretende usar os barcos auxiliares para aumentar em número seu exército, e assim não ser derrotado pelos guerreiros de Uri.

Rhaast e Sheldon se propuseram a observar a ilha antes de ancorar. Lembra a ilha que será afundada em 1964, porém um pouco maior em território. As árvores intocadas ajudam o vento a correr de forma mais intensa. A ilha também possui uma fauna exuberante, habitat especial para aves e pequenos mamíferos. Passarinhos voam de um lado para outro cantando cada qual sua própria canção. Mas uma dessas aves chama a atenção dos observadores futuristas. É uma ave diferente. Ela não voa como as demais aves, apenas pula batendo suas curtas asas, como fazem as galinhas, extintas em 2070. Além disso, as aves possuem um bico grosso e uma plumagem densa.

Um dodô.

Esses animais, extintos em 1681, já estão escassos, mesmo assim é possível observar alguns vikings cozinhando-os para consumo próprio, o que intriga os dois observadores que, ansiosamente, aguardam chegarem à ilha para discutirem com aquele povo fortemente armado e perigoso conceitos de preservação.

Senhor Carlos precisou segurar Rhaast enquanto Yurik fazia o mesmo com Sheldon. Eles queriam armar uma briga com os vikings, algo não muito seguro de se fazer. Fernanda percebe qual é o motivo da discussão e resolver interceder pelo indefeso animal ameaçado de extinção. A policial consegue convencer Vladimir a impedir que os demais animais sejam capturados. Ele também cria uma regra que proíbe o consumo de carne de dodô.

– Talvez se levássemos alguns espécimes para o futuro – disse Sheldon a Rhaast –, podíamos reviver a espécie.

Rhaast concorda e os dois capturam alguns dodôs, quinze no total, entre filhotes e adultos, coloca-os em jaulas confortáveis e os põe dentro de um dos barcos que transportará os vikings.

Os vikings são reunidos para o impasse contra Rose Langdon. Eles sabem que desta vez não poderão perder. A rainha deverá pagar pelos seus crimes pois, por sua causa, os vikings estão quase extintos.

E é essa a semelhança entre os vikings e os dodôs. Ambos têm poucos represantes sobre a Terra e beiram à extinção. Se nenhuma medida for tomada, tanto os vikings quanto os dodôs podem desaparecer. A causa das aves parece ter sido resolvida, agora todos devem se reunir para ajudar na causa dos vikings.

Yurik parece mais preocupado com Erik do que com sua própria filha. O viking não se conforma com tudo o que houve. Tenta evitar a bebida, mas hora ou outra é flagrado com uma garrafa de vodca na mão. Desde que foi impedido por seus comrades, não tentou mais cometer suicídio. O ex-escravo o observa choramingando pelos cantos. Os vikings costumam ser dominantes sobre suas esposas, mas encontrar alguém com personalidade forte como Hannah pode significar o fim da sanidade.

Durante o percurso, os vikings encontram uma ilhota com um templo dedicado ao deus nórdico Thor. É parada obrigatória! Os piratas ficam perplexos tanto quanto os futuristas. Fernanda não compreende como seu namorado pode deixá-la de qualquer jeito para dar oferendas a um deus que ela sabe que não existe. Ela percebe sua ignorância e, apesar de tentar convencê-lo, ele apenas a ignora e procede com sua procissão, unido a outros vikings.

Terras ParalelasOnde histórias criam vida. Descubra agora