Tragédia

19 0 0
                                    

  O dia amanheceu mas tudo continuo cinzento, mas havia algo que alegra este nosso povo. O fumo foi substituído por nuvem escuras,  que nos trouxeram esperança, porque com elas veio a chuva.
  ‎Nunca o povo português quis tanto que chovesse. O nosso país estava a passar tempos difíceis. Se uns queriam pôr causa do fogo, outros por causa das secas que não ajudavam .
Mas todo o povo português agradece esta chuva. O desespero dos portugueses foi algo horrível, algo que só quem viu sabe, quão grande é esse sentimento. No rosto dos portugueses havia dor, angústia, cansaço, desespero, desgaste.

As populações que se viram sozinhas porque não haviam mais Bombeiros, não havia meios, não havia como alguém combate-se este monstro. Há muitas populações que já não tinham como defender-se e viram aquele monstro avançar.
Viram-no subir as serras sem dar hipótese para que alguém o pudesse domar. Muitos tentar lutar, mas não conseguiram vencer. Tiveram que se esconder em casas. Sabiam que o fogo estava do lado de fora da porta.

No dia em que as populações de pequenas aldeias poderam sair das casas que serviram de fortaleça, rostos deles estavam com outras expressões associadas, para além daquelas que estavam anteriormente. Havia incredulidade, muitos não acreditavam estar vivos. Outros não sabiam o que sentir. Mas outros sentimentos vieram assim que eles cruzavam as portas. Viram o que o fogo lhes deixou, o que ele poupou.

Conquistas de uma vida inteira se perdeu em...dois dias...algumas horas...alguns minutos...

Mas eu queria perguntar aos nossos deputados, ao nosso parlamento, ao nosso governo era...

Porque não ser mais severo com aqueles que põem o fogo?

Porque não tornar esses de verdadeiros culpados? Verdadeiros criminosos?

‎ São precisas quantas casas arderem?

Quantas pessoas ficarem sem nada?

Quantos feridos? Quantos desaparecidos?

Quantos irem para enfrentarem esse mostro? Sem saber se voltam?
Quantos precisam de se arriscar?

Quantos sem saberem se voltam a ver as suas famílias? As seus companheiros? Os seus filhos?

Quantos?

  ‎  São precisos quantos mortos para que tomem uma decisão? Uma medida?

  ‎O nosso povo está destruído! Sem lugar para morar. Sem bens. Sem as suas amadas florestas. Portugal perdeu grande parte do seu pulmão... Perdeu a sua esperança...
  ‎Não é porque o Governo decreta luto nacional que o país esta de luto! Ele já se encontrava de luto há muito tempo.

Portugal esta coberto de negro!

Coberto de cinza...Coberto pelo que sobrou do esforço e trabalho de um povo...Coberto de luto...

  ‎Espero que estes motivo seja o suficiente para que vossas excelências tomem um decisão. Porque ate agora o povo viu pouco do governo que devia tomar as rédeas das situações e ajudar o povo.

Aproveitando esta oportunidade para dizer que enquanto muitos de vossas excelências estavam no conforto das suas casas, sem perigos havia Bombeiros no terreno que em 2017 passaram por duas tragédias.

Muitos acordaram com as sirenes , muitos deixaram as suas refeições, mas todos deixaram tudo para trás para cuidar do povo. Para eles tanto o fogo de 17 de junho como o de 14 de outubro foram monstros que surgiram ameaçando tudo e todos.

17 de junho de 2017 vai estar cravado em memorias. Ele não poupou nada, 53 000  hectares foram queimados. Foram dias de tormenta. Foi uma semana, de 17 a 24 , o que resultou em 64 mortos e 254 feridos sendo em 7 graves.

Desabafo de uma SobreviventeOnde histórias criam vida. Descubra agora