Serra Leoa- África, 10:35 am
Rafael
Vi de perto a miséria na terra quando vim pela primeira vez há uns bons milênios, e me senti profundamente triste com o que meus olhos presenciaram. Hoje eu vejo tudo novamente, com mais intensidade, com um olhar mais questionador e assustado. Esse país parece ter sido esquecido, as pessoas fecharam os olhos para o problema e vivem como se tudo estivesse bem. Não está.
Quando chegamos, num grupo de seis pessoas, recebemos olhares de todos os cantos, a curiosidade no rosto de cada um, as crianças cheias de expectativas e receios, já eu só queria tirar a tristeza de cada uma delas. Segundo minhas pesquisas na internet, a Serra Leoa é rica em minerais, principalmente o diamante, porém essa riqueza não fica aqui, 80% da população vive na pobreza e mais da metade vive com menos de dois dólares por dia e são privados de água potável.
Por que o ser humano não se compadece do sofrimento do seu semelhante e se dispõe a ajudar?
São tantas perguntas, mas essa é a que mais martela em minha cabeça. As pessoas vivem tão ocupadas, presas em seus celulares, sem tempo para reparar em pequenas coisas... Só desejo que olhem para o lado. O lado escuro. O lado que ninguém quer ver. Mas que está lá.
― O olhar de vocês é o mesmo que tive quando vi tudo pela primeira vez ― Miguel disse.
— Não tenho muito o que dizer nesse momento — Gabriel disse baixo.
Fomos levados até um hospital em condições precárias, a extrema subnutrição dos pacientes, não há equipamentos adequados e muitas crianças à beira da morte. Eu senti a dor.
O que me conforta é ver outros irmãos aqui, não estamos sozinhos e me sinto no dever de fazer tudo que está ao meu alcance.
Trouxemos remédios, roupas de cama, e todos os mantimentos necessários para um hospital. Miguel disse que é muito pouco, mas que deve dar para dois meses no máximo. As pessoas ficam doentes com frequência e a AIDS é a maior causadora de mortes, tanto em adolescentes como em crianças. Acho que essa doença só perde para a fome.
Ao longe vi Samuel, há quanto tempo não o via, sorri tendo boas lembranças. Ele nos notou e sorriu vindo até nós. Abracei-o fortemente, depois de meus irmãos, e bati em seu ombro.
— Não imaginam como fiquei feliz quando soube que viriam — Samuel sorriu largamente. — É uma honra receber os três arcanjos aqui — disse baixo.
— Então você é médico irmão — Gabriel sorriu orgulhoso.
— Sou, tem muito tempo que percorro o mundo tentando levar o amor e a caridade ao próximo. Estamos entre oito irmãos aqui — Samuel disse.
— Uma pena que esses humanos não entendam e culpem Nosso Pai de tê-los esquecido em meio a miséria e doenças — Miguel lamentou.
Devo concordar com meu irmão, hoje ouvi de um senhor que Deus os esqueceu, que sua vida se resume em dor e fome, nem a fé ele possui mais. Quis falar com ele e mostrar minha visão do mundo, mas Miguel me impediu.
— Nosso pai nunca abandona seus filhos, quem os abandonou foram seus semelhantes, aqueles que os governam, essa terra é rica, mas está em mãos erradas. Mãos ambiciosas e egoístas, os mais fortes escravizam os mais fracos na busca de mais e mais diamantes. O que esperar de pessoas que fazem seus irmãos de escravos? — falei indignado. Eles apenas me olhavam. — Colocar a miséria como se fosse um esquecimento ou castigo dEle, é muito triste e revoltante, não existe milagre onde só um se doa. O que existe são pessoas que fazem acontecer, que querem fazer o bem ao próximo, e isso independe de acreditar ou não em Deus — falei por fim.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Acima do Céu | COMPLETO |
Любовные романыVocê acredita em anjos? Não? Você pode se surpreender! Rafael e Gabriel foram enviados à Terra para se juntar ao irmão Miguel, numa importante missão. A nova vida num lugar desconhecido é de grandes descobertas para os dois arcanjos inexperientes, m...