Ah! O que falar dos índios? Povo que, desde os primórdios, cuida de nossa terra e cultiva com amor. Povo que luta para o mínimo de espaço na sociedade contemporânea, mas que é esteticamente ocultada da mesma. Povo que deseja ter direito ao estudo integral e que precisa de força para ter voz.
Sepetiba, Tijuca, Niterói, Guaratiba, Jacarepaguá, Paraty e muitos outros lugares ao redor do Rio de Janeiro acolheram/ acolhem os índios. Porém, esses cariocas não são considerados importantes para a população politicamente incorreta que faz com que essa e outras minorias não tenham um lugar de grande representatividade no local.
Ademais, ao visitar a exposição "Dja Guata Porã: Rio de Janeiro indígena" no Museu de Arte do Rio (MAR) pode-se analisar a cultura e costumes desse povo tão antigo e com uma história tão mal contada para nossa infância e juventude. Além de ver documentos e marcas da luta indígena para conseguir um lugar representável na sociedade, na exposição também é possível observar aspectos importantes para a vida dos índios como a espiritualidade.
À luz do exposto, vemos que a história indígena no Rio de Janeiro é marcada pela luta durante todo o processo. Dessa maneira, refletimos acerca do assunto e nos conscientizamos. "Um caminho que não quer apresentar a realidade indígena como questão alheia ou distante" , descreve a equipe curatorial da exposição.
YOU ARE READING
Rio de Janeiro Indígena?
RandomRelatos sobre a exposição "Dja Guata Porã: Rio de Janeiro Indígena".