Suicido

23 0 0
                                    

Problemas na adolescência sempre foram vários: muitos deles como Bullying. Então eu sempre foi a típica adolescente que se perguntava o porque de vivermos numa sociedade tão podre.

E por causa desse meu 'ponto de vista' várias pessoas já me perguntaram várias coisas, mas nunca pensei muito sobre certos assuntos, para mim há bastantes coisas que se tornaram diferentes consoante a experiência.

A menina que sonhava acordada ainda existe, tanto que por causa disse me apercebi que amava escrever e que o simples ato de o fazer já não servia só apenas como uma fuga. Mas como algo terrivelmente prazeroso, principalmente em dias como hoje. Me dá um sentimento de liberdade esta prisão que vivemos.

No começo do dia a minha paciência era pouca e bem estou ao final do dia e ela se tornou quase inexistente. E a pergunta que me fizeram de manhã voltou na minha memória ' afinal de contas porque alguém tira a vida?'. Pode parecer loucura, mas a resposta é muito mais complexa do que todos poderam pensar, ou dizer. Então porque então as pessoas decidem cometer suicídio?

Em dias como hoje, eu penso se tudo fosse só um pouco pior eu não sei qual seria a minha fuga. Porque a resposta parece fácil para todos os adultos e bastante óbvia para os mesmos, quando se toca neste assunto, mas será que é assim tão simples?

Se sim, então porque cada vez mais a pessoas a tirar a própria vida? Algo não esta batendo certo. E a sociedade não se está importando como isso, mas a maioria dos que praticam este atentado contra a própria vida são jovens adolescentes. Ao seja o futuro está a ficar um tanto quanto instável.

E aí é que surge uma das palavras mais importantes, Adolescentes.

O que são os adolescentes? O que é que pessoas desta idade passam para esta hipótese de fuga seja colocada na mesa?

Adolescentes é uma palavra até que bastante simples, mas que traz inúmeras mudanças na vida. Para uma criança que vira adolescente é lhe atribuída tanta informação que nem dá para dirigir num só dia. E a distinção entre género começa a se notar de maneira bem acentuada, o que não ajuda em nada.

Poucos pensam que uma adolescência conturbada trás grandes problemas para o presente e como também para o futuro. E de quem é a culpa? Ninguém sabe. Ou ao menos ninguém diz, ninguém quer ser responsabilizado por ser cúmplice deste agressor.

Cada vez que morre um adolescente, por conta do que a sociedade impõem, arranjam-se inúmeras causas, mas normalmente é a verdadeira já que existem vários 'gatilhos'.

O suicídio foi definido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 1984 como um ato de pôr termo à própria vida, com um resultado fatal, que foi deliberadamente iniciado e preparado, com o conhecimento do seu resultado final e através do qual o indivíduo pensou fazer o que desejava.

Diariamente, segundo a OMS, suicidam em todo o mundo cerca de 3000 pessoas – uma a cada 40 segundos.

Nos últimos 45 anos, houve um aumento de 60 % nas taxas de suicídio e, na maioria dos países da Europa, o número anual de suicídios supera mesmo o número das vítimas de viação.

As tentativas de suicídio são cada vez mais comuns na adolescência do que noutra fase da vida, apesar da baixa prevalência atual destas mortes entre os adolescentes ser ainda considerada. Mesmo assim, assegura a OMS que o suicídio é a 3ª causa de morte entre as crianças e adolescentes entre os 10 e os 24 anos e a 2ª causa de morte entre os 15 e os 29 anos.

Mas a sociedade em geral, a que nos rodea, diz que isso é frescura. Mas entendam uma coisa, QUANDO ALGUÉM PÕE TÉRMINO A VIDA NÃO É POR FRESCURA OU MODINHA!!!

Desabafo de uma SobreviventeOnde histórias criam vida. Descubra agora