౼ Centro de Atendimento ao Escritor, Coelho, boa noite. O que deseja?
౼ Moço, eu quero fazer uma reclamação.
౼ Do que se trata?
౼ É… é que é impossível ser escritor no Brasil, sabe?
౼ Impossível? Como assim?
౼ É impossível! O brasileiro médio não lê, não aprecia a verdadeira arte.
౼ Senhor, em que você baseia essa informação?
౼ Ora, basta olhar para a vitrine das livrarias! Basta olhar a lista dos mais vendidos.
౼ Sim senhor, mas o que tem de errado na lista dos mais vendidos?
౼ Olhe, e verá.
౼ OK… (clik, clik, clik).. vou dar uma olhada… (clik, clik, clik)... Bem: temos aqui… R. J. Palacios…
౼ Com filme em Hollywood, até eu seria um sucesso…
౼ Dan Brown..
౼ Idem.
౼ Tem aquele do John Green, também…
౼ O que eu tô dizendo, moço?
౼ OK, OK… vou procurar outro. Hum… Sim, temos um… “A arte de ligar o foda-se”...
౼ Com livrinho de auto-ajuda, até eu sou bestseller.
౼ Olha, eu não estou te entendendo. Nenhum livro presta pra você?!?
౼ Olha, moço, quem não está entendendo é você: eu quero fazer uma reclamação. Pode ver nesta lista aí. Só tem livro de fora. As editoras não dão crédito para o escritor nacional.
౼ Deixe-me ver… Ué, tem brasileiros na lista sim. Tem um do Padre Fábio..
౼ Midiático e religioso..
౼ Srim Prim Babá. Nunca vi na mídia...
౼ Religioso…
౼ Tem o do Felipe Neto…
౼ Mais um YouTuber que, aliás, toma nosso espaço no mercado editorial. Passamos anos preparando nossa arte, e aí surge um youtuberzinho do nada e rouba nosso espaço.
౼ Me desculpe, Senhor, mas ninguém aparece do nada, não. Não importa se é YouTuber, pastor ou o escambau: todo mundo rala muito, e se alguém alcança o sucesso, é fruto de muito esforço, e não de reclamação!
౼ Mas eu quero fazer uma reclamação!
౼ Escuta aqui, Senhor! Cansei! Quer saber? Vira YouTuber! Pronto, aí o senhor vai fazer sucesso…
౼ Eu não tenho intimidade com as câmeras.
౼ Então vire pastor…
౼ Sou ateu.
౼ Então invista em você mesmo, sabe? Vai fazer um curso de escrita, invista em marketing, autopublicação…
౼ Não tenho dinheiro.
౼ Então vá para os States, obtenha cidadania estrangeira, mude de nome… Sei lá, crie um personagem, vire um mago, faça sucesso mundial...
౼ Mas eu não quero nada disso!
౼ Humpf!... Então, o que o senhor quer?
౼ Eu quero fazer uma reclamação.
౼ ...
VOCÊ ESTÁ LENDO
Central de Atendimento ao Escritor
Comédie"Sua ligação é muito importante para nós." A Central de Atendimento ao Escritor é o local certo para rir das nossas mazelas, e nos encontrar em algumas dessas crônicas que retratam as dores e delícias de ser um escritor amador brasileiro (ou portugu...