Prólogo

601 43 9
                                    


"A maioria dos deuses joga dados, mas o destino joga xadrez, e você não descobre até que seja tarde demais que ele estava jogando com duas rainhas o tempo todo."  Terry  Pratchett


O Bar está mais cheio do que eu imaginava. As portas com blindagem de som interno funcionavam exatamente para me impedir de prever isso.

Eu atravesso o espaço lotado e aceno para o barman me trazer uma bebida. Ele não me questiona com algo "o de sempre" ou " o que vai ser dessa vez". Ele simplesmente pega o conteúdo transparente de uma garrafa, despeja num copo cheio de cubos de gelo, remexendo todo o conteúdo. Depois retira a água acumulada no fundo, despejando na pia sem olhar para mim. Um segundo líquido é adicionado, girando com uma colher rapidamente para se misturar. Eu aprecio sua precisão no preparo, a maioria dos lugares esqueceram se de como é significativo deixa-lo refrescantemente no ponto. As azeitonas finalmente são acrescentadas, e quando ele ergue uma sobrancelha na minha direção, aceno tranquilamente para que ele complete com as cascas de limão.

Eu levo menos de meio segundo para provar o conteúdo. Ele desce na garganta, alcançando um pouco antes o céu da minha boca e produzindo a sensação que eu buscava. É ácido e refrescante também, terminando por me deixar sempre com vontade de beber um pouco mais. Uma voz conhecida, me retira dos meus pensamentos sobre como aquela bebida me lembrava alguém:

- Espero que não tenha pedido para "bater" ao invés de mexer o conteúdo – ele senta-se ao meu lado sem qualquer cerimônia.

- Não sou americano - eu respondo secamente.

Ele sorri, pedindo outra bebida para o barman. Uísque. Minha boca se aperta para o sabor amargo do conteúdo em seu copo. Ele se vira, com o copo ainda na mão, e me diz:

- James Bond também não era.

Eu sorrio para essa piada interna, especialmente conhecida por "agentes" secretos.

Ficamos sentados, cada um saboreando sua bebida favorita. Depois de um tempo, ele quebra o silêncio ao nosso redor:

- Ela está no Brasil, com a companhia Béjart, pelas próximas semanas.

Claro. Em todos os lugares do mundo, nos cinco continentes do planeta, ela decide vir exatamente para o mesmo lugar que eu. Depois de longos cinco anos, os mais longos que já vivi, desde que a vi pela última vez. E é óbvio que com aquele talento e sua companhia de dança, ela vai aportar alguma hora em São Paulo. E vou ter que me segurar em meus pés para não irem atrás de algum teatro para vê-la.

- Isso é tudo? Eu pergunto implorando para que seja. Ele bate o copo no balcão e pede, de maneira nada educada, por outra dose. Assim que vira todo o conteúdo novamente, se vira para mim com um envelope nas mãos:

- Chegou hoje em todas as sedes da ADA – ele me entrega um envelope pardo, em formato de papiro antigo.

Ele olha para os lados e em seguida, acena para que eu guarde o conteúdo comigo. Despede-se com um aceno e sai pela lateral como se fosse uma sombra. Eu constato que além de mim e o barman, ninguém dentro do bar notou sua presença. Era o melhor em descobrir notícias e ainda mais preciso em se passar por um fantasma.

Termino a única dose que pedi neste lugar, deixando uma nota de R$ 100,00 embaixo do copo. Eu uso a porta da frente para sair e entro em um carro preto que estacionou ao mesmo tempo em que desci as escadas.

Aceno para seguir em frente, quando o visor que me divide do motorista, abaixa. Em seguida, ele volta novamente a fechar enquanto abro o conteúdo do envelope. Palavras rabiscadas surgem e leio atentamente a mensagem:

"Essa mensagem é para todos os irmãos da ADA: não importa onde estão, porque eu vou achar vocês. E quando encontra-los, vou derrubar um por um, até atingir a cabeça dessa Organização. E é para o Rei que me refiro agora: vou encontra-lo antes que o desespero tome conta dos seus olhos, não importa se eu tiver que lançar uma bomba em seu Lar, em sua Cidade ou em seu País. Na verdade, eu colocaria abaixo o próprio mundo aonde vivo se eu tivesse a certeza que levaria você, junto com ele.

Omni tempore diligit, qui amicus est, et frater ad angustiam natus est."

GabrielOnde histórias criam vida. Descubra agora