Extra- O que é Síndrome Borderline? (TPB)

20 4 0
                                    

Olá, meu nome é Jamily Araujo e essa é a minha primeira história, a primeira que resolvi compartilhar aqui no WattPad também. Resolvi explicar alguns pontos para que vocês entendam muitas das decisões da personagem ao decorrer da história.
A história trata- se de uma garota de 16 anos chamada Amy Carter, que sofre com Transtorno de Personalidade Borderline devido à fatores ambientais e sociais, bem como suas experiências e impactos emocionais durante a infância, que serviram de gatilho para que ela desenvolvesse o transtorno. Alguns fatores relacionados ao desenvolvimento da personalidade podem aumentar o risco de desenvolvimento de transtorno de personalidade borderline.

- Resumo baseado em minha experiência sendo borderline e pesquisas à parte.

Síndrome Borderline- Transtorno mental caracterizado por variações de humor, comportamentos e relacionamentos instáveis.
Síndrome de Borderline ou transtorno de personalidade borderline é um transtorno mental grave caracterizado por um padrão de instabilidade contínua no humor, no comportamento, auto-imagem e funcionamento.
Os sintomas mais comuns da síndrome de borderline englobam instabilidade emocional, sensação de inutilidade, insegurança, impulsividade e relações sociais prejudicadas.
Essas experiências geralmente resultam em ações impulsivas e relacionamentos instáveis. Uma pessoa com Síndrome de Borderline pode experimentar episódios intensos de raiva, depressão e ansiedade que podem durar de apenas algumas horas a dias.
Algumas indivíduos com Transtorno de Personalidade Borderline também apresentam altas taxas de ocorrência em conjunto de outros transtornos mentais, como distúrbios do humor, transtornos de ansiedade e distúrbios alimentares, além de abuso de substâncias, automutilação, além de pensamentos e comportamentos suicidas. Indivíduos com Síndrome de Borderline podem alternar momentos em que estão estáveis com surtos psicóticos, manifestando comportamentos descontrolados.
A Síndrome de Borderline também pode ser chamada de Transtorno de Personalidade Limítrofe.

Sinais e sintomas da Síndrome de Borderline
Pessoas Borderline podem sofrer mudanças extremas de humor e podem demonstrar incertezas sobre quem são. Como resultado, seus interesses e valores podem mudar rapidamente.
Os principais sinais incluem:
• Esforços frenéticos para evitar o abandono real ou imaginário. O medo do abandono provoca uma necessidade elevada de nunca se sentirem sozinhas, rejeitadas ou sem apoio.
• Um padrão de relações intensas e instáveis com familiares, amigos e entes queridos, muitas vezes passando de extrema proximidade e amor (idealização) a extrema fúria ou ódio (desvalorização). Impulsividade: idealizam pessoas, se apaixonam e desapaixonam de modo fulminante. Rapidamente desenvolvem admiração e desencanto por alguém.
• Auto-imagem distorcida e instabilidade em relação a si mesmo. Baixa autoestima.
• Comportamentos impulsivos e muitas vezes perigosos, como gastar compulsivamente, praticar sexo sem proteção, abusar de álcool e drogas, conduzir de forma imprudente e compulsão.
• Comportamentos suicidas recorrentes ou ameaças ou comportamentos autodestrutivos, como a automutilação. Muitos se machucam, queimam, furam, cutucam por vontade de sentir dor. Não é incomum ouvir relatos como "a dor no corpo é melhor que a dor na alma".
• Humor intenso e altamente variável, com cada episódio durando de algumas horas a alguns dias.
• Sentimentos recorrentes de vazio e solidão. Possuem alta sensibilidade à rejeição. Pequenas rejeições provocam grandes tempestades emocionais. Uma viagem de negócios do parceiro pode desencadear reação completamente desproporcional como acusações de rejeição, de abandono e de egoísmo.
• Fúria, ódio ou raiva intensa ou problemas/dificuldades para controlar a raiva.
• Presença de pensamentos paranóicos relacionados ao estresse.
• Mas raramente podem apresentar episódios psicóticos.

- Predisposição hereditária: Você pode estar em um risco maior se um membro próximo da família – sua mãe, pai, irmão ou irmã – tem o mesmo ou um distúrbio similar, particularmente um humor ou transtorno de ansiedade.
-Abuso na infância: Muitas pessoas com o transtorno de relatório a ser sexualmente ou fisicamente abusadas durante a infância.
-Negligência: Algumas pessoas com o transtorno descrever privação grave, negligência e abandono durante a infância. Além disso, o transtorno de personalidade borderline é diagnosticada mais frequentemente em adultos jovens e mulheres adultas do que nos homens. Complicações Transtorno de personalidade borderline pode danificar muitas áreas de sua vida. Ela pode afetar negativamente as relações íntimas, trabalhos, escola, atividades sociais e de auto-imagem. Perdas de emprego repetidas e casamentos desfeitos são comuns. Auto-lesão, como cortar ou queimar, pode resultar em cicatrizes e hospitalizações freqüentes. As taxas de suicídio entre pessoas com Borderline são elevados. Além disso, você pode ter outros transtornos de saúde mental, incluindo: Depressão, abuso de substâncias e dependência, transtorno de ansiedade, transtornos alimentares e/ou transtorno bipolar.

Fontes: 1- Psicóloga Dalila Canuto (Tambaú-SP)

2- artigos.psicologado.com

Leia mais em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/saude/borderline

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Jun 01, 2018 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Insufficient.Onde histórias criam vida. Descubra agora