O Existir

2 0 0
                                    


Existir é ser obrigado à fazer escolhas, e também ter que se responsabilizar por todas as consequências destas escolhas.

E infelizmente se trata disso mesmo, existir é um fato, do qual você acaba sendo obrigado à aceitar sem nem perceber.

Nessas horas parece que você assinalou que leu e aceita os termos e condições da vida, sem ter nem chegado perto de ler de fato.

Mas creio que só de reconhecer isso eu já estou num bom caminho, e não reconheci isso sozinho, precisei de ajuda, do Sartre.

E a questão é que eu acabei escolhendo conhecer o Sartre e assim cheguei à esse ponto, ao escolher cursar o que eu curso, era certo que eu encontrasse nesse caminho a possibilidade de conhecer os pensamentos do Sartre, e ao conhecer esses pensamentos eu chegaria nesse ponto.

Mas aí que tá, eu não sei como vão ser as consequências das minhas decisões, mas preciso fazer elas. Contando até com o fato que não fazer nada ainda é fazer uma coisa, é decidir não fazer nada.

Fora todos os dilemas éticos, racionais que envolvem minhas escolhas, eu sou resultado delas, e acabo construindo minha essência partindo disso, e aqui entra outra vez o Sartre, eu primeiro existo, daí então faço uma escolha de acordo com minhas vontades, daí essa escolha representa minha essência.

Passa à fazer parte de mim meio que definitivamente.

Com todas as consequências, com todos os preços doces ou amargos pra se pagar.

Mas isso é a única forma que conheço de liberdade, poder ir definindo o meu caminho, e qual o caminho que vou seguir. Embora infelizmente eu esteja andando nesse caminho iluminado por um isqueiro com o Gás acabando, e eu não veja mais de três palmos adiante dos meus olhos, eu escolho que caminho seguir.

Ou posso escolher ficar parado com medo de que minha escolha de ficar parado me faça ser atacado por uma onça pintada, ou mesmo ficar e nunca acontecer nada.

A vida meio que é escolher, e estou preso a essa necessidade de escolha, e se minhas escolhas são ruins ou boas, aí só o Eu futuro pode saber, pois o Eu do presente tá meio que apertando todos os botões aleatoriamente e esperando por um milagre.

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Jul 03, 2018 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Peixes DouradosOnde histórias criam vida. Descubra agora